Petróleo sobe pela quarta vez consecutiva e avança mais de 3% na semana
Nesta sexta-feira (9), os contratos futuros de petróleo fecharam em alta pelo quarto pregão consecutiva, à medida que as preocupações com uma eventual recessão nos Estados Unidos diminuem. A escalada do conflito no Oriente Médio segue no radar dos investidores.
Os contratos mais líquidos do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, com vencimento para outubro, terminaram o dia com alta de 0,63%, a US$ 79,66 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres. Na semana, os futuros do Brent subiu 3,71%.
Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI) para setembro subiram 0,85%, a US$ 76,84 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), nos Estados Unidos (EUA). Na semana, o WTI avançou 4,52%.
- LEIA MAIS: Ação gringa beneficiada pela alta nos preços do petróleo é recomendada pelo analista Enzo Pacheco, da Empiricus Research; confira esse e outros 9 papéis do portfólio de BDRs
O que mexeu com petróleo hoje?
Os preços do petróleo estenderam as altas das sessões anteriores, ainda repercutindo dados de emprego nos Estados Unidos divulgados ontem (8) e que aliviaram preocupações com a demanda por consumo. Isso diminuiu as apostas em uma recessão da economia norte-americana no curto prazo.
A escalada dos conflitos no Oriente Médio também ajudou a commodity a compensar as perdas da semana e os preços se afastarem da mínima de oito meses — atingida na última segunda-feira (5).
*Com informações de Reuters