Mercados

Petróleo tem 5º dia de perdas com preocupações sobre a oferta

22 jan 2025, 17:29 - atualizado em 22 jan 2025, 17:29
petróleo 3r rrrp3 petroleira ações ação
O petróleo estendeu as perdas pelo quinto pregão consecutivo com temor sobre o excesso de oferta com políticas de Trump (Imagem: Canva/Montagem: Giovanna Figueredo)

Os preços do petróleo estenderam as perdas pela quinta sessão consecutiva e atingiram o menor nível desde 9 de janeiro. Os investidores seguem calibrando os efeitos do governo Trump após a sinalização de que os Estados Unidos devem aumentar a produção do óleo nos próximos anos.

Nesta quarta-feira (22), os contratos mais líquidos do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, para março, caíram 0,36%, a US$ 79,00 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres.



Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI) para março registraram baixa de 0,51%, a US$ 75,44 o barril, em New York Mercantile Exchange (Nymex). 

O que mexeu com o petróleo hoje?

O petróleo teve mais um dia de perdas ainda na expectativa de aumento da produção do óleo nos Estados Unidos.

Na última segunda-feira (20), Donald Trump disse que declarará uma emergência energética nacional, durante a cerimônia de posse à presidência dos Estados Unidos.

Ele ainda prometeu ampliar a perfuração de petróleo e gás sob o slogan “drill, baby, drill”, também deve assinar uma ordem executiva com foco no Alasca.

Caso a ampliação da produção de petróleo nos EUA aconteça, o mercado projeta um excesso de oferta neste ano — o que deve derrubar os preços do barril do óleo.

“A atenção do mercado de petróleo está lentamente se afastando das sanções dos EUA contra a Rússia e se voltando para a potencial política comercial do presidente Trump”, disseram analistas do ING, acrescentando que o complexo energético está sob pressão com a crescente ameaça de tarifas.

Em segundo plano, a commodity seguiu pressionada pelo alívio nas tensões no Oriente Médio com o acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino Hamas, que entrou em vigor no último domingo (19).

*Com informações de Reuters 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar