Petróleo e eleições: Petrobras (PETR4) se beneficia de combo e sobe mais de 4% nesta sexta
As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) engatam alta consistente nesta sexta-feira (21), figurando entre os destaques positivos do Ibovespa.
Por volta das 15h30, o papel ordinário subia 4,53%, enquanto o preferencial mostrava ganhos de 4,41%.
Com o impulso do dia, a companhia atingiu o maior valor de mercado da sua história, chegando a superar R$ 530 bilhões em capitalização de mercado.
Petrobras sobe forte na Bolsa com o avanço do petróleo, com os mercados ainda avaliando o cenário de restrições de oferta. No início do mês, a Opep e seus aliados, que formam a Opep+, anunciaram um corte de 2 milhões de barris a partir de novembro.
A ação da Opep visa estabelecer um piso para o preço do petróleo, próximo dos US$ 80/barril, como forma de blindar os mercados das pressões baixistas geradas pela desaceleração econômica global.
A alta nos preços da commodity hoje também impulsionam os papéis de PRIO (PRIO3) e 3R Petroleum (RRRP3).
Lula x Bolsonaro
O impulso de Petrobras na Bolsa reflete o andamento das eleições no Brasil também. As pesquisas de intenções de voto no segundo turno mostram avanço do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e indicam uma disputa mais acirrada do que originalmente previsto.
O último levantamento do Datafolha mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda na frente, com 49% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, está com 45%.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Com isso, a diferença entre os candidatos está no limite da margem de erro.
Pela pesquisa do Datafolha, 50% disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum, ante 51% na pesquisa anterior, e 46% disseram o mesmo sobre Lula, mesmo patamar anterior.
O resultado do Datafolha está em linha com outras pesquisas, que vêm mostrando diminuição gradual da distância entre os dois candidatos.
O ano de 2022, apesar da volatilidade causada pelas eleições, está sendo positivo para as empresas estatais. As ações preferenciais da Petrobras acumulam uma valorização de mais de 90%.
O Banco do Brasil (BBAS3) também sobe, com valorização acumulada de 62,6%.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!