Petróleo: direção dos preços dependerá de conflito entre Irã e Reino Unido
A direção dos preços do petróleo dependerá das retaliações do Irã diante do impasse atual com o Reino Unido, seja via enriquecimento de urânio, seja via resposta militar. A avaliação é de Helima Croft, head global de commodities do RBC Capital Markets, e evidencia a tensão corrente no Oriente Médio.
“Se um acordo não ocorrer e o Irã iniciar o enriquecimento de urânio de novo acima para os níveis de 20% e girar as centrífugas de velocidade mais elevada, estaremos próximos de um confronto militar envolvendo os EUA e o Irão, ou potencialmente Israel e Irã”, avaliou, de acordo com a CNBC. “Um confronto militar ou mesmo ataques militares pontuais pode fazer com que os preços do petróleo subam temporariamente”, pondera.
A gravidade da situação é avaliada pela importância do estreito de Hormuz: cerca de 33% do volume de petróleo transoceânico passa pela região.
US$ 150,00
Para a Capital Economics, em caso de guerra, os preços do petróleo podem chegar a “cerca de US$ 150,00 o barril, caso ocorra surto de ações hostis”.