Commodities

Petróleo cai em meio a conversas sobre renúncias dos EUA ao Irã

08 out 2018, 12:12 - atualizado em 08 out 2018, 12:12

Por Investing.com – Os preços do petróleo caíram na segunda-feira, após os EUA dizer que pode conceder renúncias a sanções contra as exportações de petróleo bruto do Irã no próximo mês, e que a Arábia Saudita estaria substituindo qualquer potencial déficit do Irã.

Os contratos futuros de petróleo bruto West Texas Intermediate para novembro, a referência norte-americana, caiu 23 centavos, ou cerca de 0,3%, para US$ 74,11 por barril na Bolsa Mercantil de Nova York.

Do outro lado do Atlântico, o petróleo Brent, referência global, estavam a US$ 83,75 o barril na Bolsa de Futuros ICE (ICE Futures Exchange) uma queda de 41 centavos, ou cerca de 0,5%.

As sanções contra o Irã vão atingir as exportações de petróleo do Irã a partir de 4 de novembro e Washington tem pressionado governos e empresas em todo o mundo para reduzir suas importações a zero.

As sanções estão sendo restabelecidas após o o presidente Donald Trump abandonar o acordo nuclear com o Irã no início deste ano.

No entanto, um funcionário do governo disse na sexta-feira que o país poderia considerar isenções para nações que já mostraram esforços para reduzir suas importações de petróleo iraniano.

O Irã é o terceiro maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, fornecendo cerca de 2,5 milhões de barris por dia de petróleo bruto e condensado para os mercados neste ano, o equivalente a cerca de 2,5% do consumo global.

Os preços também diminuíram depois que a Arábia Saudita anunciou que compensaria, pelo menos em parte, as quedas de produção esperadas do Irã.

A Arábia Saudita é o maior exportador mundial de petróleo e líder de fato da OPEP.

Olhando para o futuro, os participantes do mercado também se concentrarão nos relatórios mensais da OPEP e da Agência Internacional de Energia (IEA) esta semana para avaliar os níveis globais de oferta e demanda de petróleo.

Os dados semanais recentes sobre os estoques comerciais de petróleo dos Estados Unidos – que serão divulgados um dia depois do habitual devido ao feriado do Dia de Colombo de segunda-feira – chamarão a atenção do mercado.

investing@moneytimes.com.br