Commodities

Petróleo bruto em queda com desequilíbrio entre oferta e demanda

24 jan 2020, 15:42 - atualizado em 24 jan 2020, 15:42
Petróleo
Os preços do petróleo caíam nesta sexta-feira, com a disseminação do vírus semelhante à pneumonia na China (Imagem: REUTERS/Nick Oxford)

Os preços do petróleo caíam nesta sexta-feira, com a disseminação do vírus semelhante à pneumonia na China com um impacto significativo no crescimento do maior importador mundial de petróleo.

Às 15h42, os contratos futuros de petróleo dos EUA caíam 2,43%, a US$ 54,24 por barril. Os contratos futuros de Brent caíam 2,38%, para US$ 60,62 por barril.

O vírus matou 26 pessoas e levou as autoridades chinesas a introduzir restrições de viagem em 10 cidades, afetando pelo menos 20 milhões de pessoas, no meio do principal feriado da região.

“O vírus pode reduzir entre 0,5 a 1 ponto percentual o crescimento do produto interno bruto da China este ano, contra uma previsão inicial de 5,9 por cento”, disse a Economist Intelligence Unit em um relatório divulgado na quinta-feira.

De fato, o surto já afetou 200.000 barris de produtos refinados, estima Claudia Galimberti, da S&P Global Platts. Ele disse que a paralisação do transporte na província de Hubei, onde a doença foi notada pela primeira vez, provavelmente eliminou entre 50 mil e 70 mil barris por dia de demanda.

Esse impacto esperado na demanda levou à discussão de medidas da Organização dos Países Exportadores de petróleo (Opep) para reduzir a oferta.

O ministro da Energia da Arábia Saudita disse que todas as opções, incluindo novos cortes na produção de petróleo, estarão sobre a mesa na próxima reunião da Opep e seus aliados.

Ainda assim, essa reunião está agendada para o início de março e os traders estão atualmente mais interessados ​​na atual natureza de excesso de oferta do mercado.

O relatório semanal publicado pela Administração de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês) um dia depois da quinta-feira revelou que os estoques comerciais de petróleo bruto nos EUA caíam 0,4 milhões de barris na última semana.

Isso comparado aos fortes boletins nas duas semanas anteriores, mas ainda estava abaixo das estimativas para uma queda de 1 milhão de barris.

Após o fechamento, Baker Hughes atualizará o mercado com seus números mais recentes em plataformas de perfuração ativas.