Commodities

Petróleo Brent toca US$ 70 com otimismo sobre perspectivas de demanda da China

15 mar 2021, 8:09 - atualizado em 15 mar 2021, 8:09
O petróleo Brent subia 0,26 dólar, ou 0,38%, a 69,48 dólares por barril, às 7:59 (horário de Brasília) (Imagem: pixabay)

Os preços do petróleo subiam nesta segunda-feira, com o barril do Brent, referência internacional, chegando a tocar 70 dólares à medida que dados mostraram que a recuperação econômica da China acelerou no início de 2021, impulsionando perspectivas de demanda por energia no maior importador global de petróleo.

O petróleo Brent subia 0,26 dólar, ou 0,38%, a 69,48 dólares por barril, às 7:59 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,25 dólar, ou 0,38%, a 65,86 dólares por barril.

Dados mostraram que a produção industrial da China acelerou em janeiro e fevereiro, superando expectativas, enquanto o processamento em refinarias avançou 15% na comparação com mesmo período do ano anterior.

A indústria pesada da China mostrou crescimento robusto, com taxas de expansão de dois dígitos na comparação com os níveis pré-pandemia na produção de cimento, ferro, carvão e alumínio, disse Seng Yick Tee, analista da consultoria chinesa SIA Energy.

As taxas de crescimento foram “insanas”, acrescentou o analista, destacando que a produção e o transporte desses materiais exige energia.

Os preços também eram apoiados por notícias de que a Arábia Saudita, principal exportadora, reduziu oferta em abril para ao menos quatro clientes no norte da Ásia em até 15%, embora tenha atendido normalmente a demanda de refinarias da Índia, segundo disseram fontes à Reuters na sexta.

Os cortes ocorrem em meio a restrições na oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados incluindo a Rússia, grupo conhecido como Opep+.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar