Mercados

Petróleo Brent cai abaixo de US$ 65/barril em primeiro recuo semanal desde novembro

10 jan 2020, 17:49 - atualizado em 10 jan 2020, 17:49
Petróleo
O petróleo Brent fechou em queda de 0,39 dólar, a 64,98 dólares por barril (Imagem: REUTERS/Christian Hartmann)

O petróleo Brent (BRENT) recuou para abaixo dos 65 dólares por barril nesta sexta-feira e registrou a primeira queda semanal desde o final de novembro, devolvendo ganhos apurados após ataque dos Estados Unidos que matou um importante general iraniano, à medida que investidores voltaram o foco para os crescentes estoques norte-americanos e outros sinais de ampla oferta.

Mesmo assim, os mercados ainda avaliam os riscos de conflito no longo prazo, o que fez com que as cotações operassem em alta por um breve período nesta sexta-feira, diante de novas sanções impostas pelos EUA sobre o Irã em retaliação a um ataque com mísseis da república islâmica contra bases norte-americanas no Iraque.

Valor de referência internacional, o petróleo Brent fechou em queda de 0,39 dólar, a 64,98 dólares por barril. O petróleo dos EUA cedeu 0,52 dólar, para 59,04 dólares o barril.

“Com o recuo do Irã (no conflito), houve uma sensação de que a oferta de petróleo está bastante segura. Mas agora, com o estabelecimento de novas sanções e o relato de que um navio russo agiu de maneira agressiva contra uma embarcação dos EUA, um pouco de temor voltou a rondar o mercado”, disse Phil Flynn, analista de petróleo do Price Futures Group.

Na semana, o Brent acumulou um recuo de 5,3%, enquanto o WTI teve baixa de 6,4%. Agora, ambos os valores de referência já operam abaixo do patamar visto antes de um ataque dos EUA com drone matar o general iraniano Qassem Soleimani em 3 de janeiro.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar