Petróleo: Arábia Saudita trabalha para equilibrar relação entre oferta e demanda
A Arábia Saudita trabalha atualmente para equilibrar a relação entre oferta e demanda no mercado de petróleo, segundo Khalid Al-Falih, ministro de Energia.
“Acredito que nós equilibraremos o mercado antes do próximo ano, estamos trabalhando nisso”, disse Al-Falih, durante encontro dos ministros de Energia do G-20, em Karuizawa, no Japão, de acordo com a Bloomberg.
O que esperar para o mercado de petróleo e ouro nesta semana
Para Al-Falih, a oferta de petróleo está estável e não existe interrupção. Em contrapartida, existe certa preocupação sobre atos terroristas e disrupções na oferta.
Maior oferta
A IEA (International Energy Agency) projetou em estudo que a oferta global de petróleo deverá crescer mais do que a demanda no próximo ano diante de novos projetos no Brasil, na Noruega e no Canadá, além de maior produção nos EUA.
A organização projeta que a demanda mundial para o óleo bruto deverá ficar em 1,4 milhão de barris por dia em 2020. Já a produção deverá ser de 2,3 milhões de barris diários.
A projeção da IEA aumenta a pressão sobre a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que deverá se encontrar no final de junho em Viena para decidir sobre o futuro da oferta da commodity.