Petróleo cai mais de 2% com possível cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia
![petroleo morning times investidores](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2024/01/petroleo-morning-times-investidores.webp)
Os preços do petróleo registraram uma forte queda em meio as negociações para o fim do conflito na Ucrânia, mediadas pelos Estados Unidos.
Nesta quarta-feira (12), os contratos mais líquidos do petróleo Brent, referência para o mercado internacional, para abril, caíram 2,36%, a US$ 75,18 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres.
Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI) para março recuaram 2,65%, a US$ 71,37 o barril, em New York Mercantile Exchange (Nymex).
O que mexeu com o petróleo hoje?
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu o primeiro passo nas negociações para fim da guerra na Ucrânia. Mais cedo, o chefe da Casa Branca conversou com o presidente russo, Vladimir Putin.
“Concordamos em fazer com que nossas respectivas equipes iniciem negociações imediatamente, e começaremos ligando para o presidente Zelenskiy, da Ucrânia, para informá-lo da conversa, algo que farei agora mesmo”, disse Trump em um publicação em sua plataforma de mídia social Truth.
Depois da conversa, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin e Trump discutiram o Oriente Médio, relações bilaterais, a Ucrânia e uma troca de prisioneiros entre Washington e Moscou, segundo a agência de notícias estatal TASS. Além disso, o presidente russo convidou Trump para visitar Moscou.
A última vez que Putin, falou com um presidente norte-americano em exercício foi em fevereiro de 2022, em uma ligação telefônica com Joe Biden pouco antes de ordenar a entrada de milhares de tropas na Ucrânia.
Logo após falar com Putin, Trump ligou para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, e disse que a conversa “correu muito bem”. “Ele, assim como o presidente Putin, quer fazer a PAZ.”
O fim da guerra na Ucrânia é um das de suas promessas de campanha do republicano, que já afirmou várias vezes que o conflito tem sustentado os preços do petróleo, devido a preocupações com a oferta global da commodity.
No início do mandato, em janeiro, Trump declarou emergência energética nacional, com o objetivo de preencher reservas estratégicas e exportar energia norte-americana para todo o mundo.
Além disso, os estoques do petróleo bruto nos Estados Unidos subiram mais do que o esperado. Os estoques tiveram alta de 4,07 milhões de barris , a 427,86 milhões de barris, na semana encerrada em 8 de fevereiro. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) do país. Os analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam alta de 2,4 milhão de barris.
*Com informações de Reuters