Mercados

Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Fed: Veja os destaques da última semana de julho

23 jul 2022, 9:00 - atualizado em 22 jul 2022, 16:31
Ibovespa
Últimos dias de julho trazem como destaques dados de inflação no Brasil e decisão de juros nos EUA, além de balanços de Petrobras e Vale (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A agenda de indicadores e eventos econômicos da última semana de julho traz como destaques os dados de inflação no Brasil, a partir de terça-feira, e a decisão de juros nos Estados Unidos, na quarta-feira. Também merecem atenção os números do Produto Interno Bruto (PIB) nos EUA e na zona do euro, entre quinta e sexta-feira.

A safra brasileira de balanços ganha força, trazendo o resultado trimestral da Petrobras e Vale no mesmo dia, ambos na quinta-feira. Os resultados trimestrais de empresas do setor de supermercados, papel e celulose, além das farmacêuticas, também estão programados para os próximos dias. Lá fora, as big techs Amazon e Apple publicam seus demonstrativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os principais destaques da semana de 25 a 29 de julho, dia a dia:

Segunda-feira: A semana começa em ritmo lento, trazendo as tradicionais publicações do dia, a saber o boletim Focus do Banco Central (8h25), e os dados semanais da balança comercial (15h). Também será conhecida a sondagem do consumidor referente ao mês de julho (8h).

No exterior, o calendário econômico está mais fraco, trazendo apenas índices regionais de atividade em Chicago (9h30) e em Dallas (11h30).

Terça-feira: A prévia de julho do índice oficial de preços ao consumidor brasileiro (IPCA-15) é o destaque do dia, às 9h. Antes, saem dados deste mês da FGV sobre a construção civil (8h), como o custo e a confiança do setor.

Na temporada de balanços, destaque para o resultado do Carrefour Brasil, após o fechamento. Já em NY, saem os resultados de Coca-Cola, GE, McDonald’s e Microsoft.

Dados do setor imobiliário também recheiam a agenda dos EUA, com índices de preços (10h) em maio e vendas de casas novas em junho (11h), além da confiança do consumidor (11h) em julho.

Quarta-feira: O dia é de decisão de juros nos EUA. O anúncio será feito pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed) às 15h, seguido de uma entrevista coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell, a partir das 15h30.

Entre os indicadores econômicos americanos, saem as encomendas de bens duráveis e os estoques no atacado e no varejo em junho, ambos às 9h30, além dos estoques semanais de petróleo. Também serão conhecidos dados do setor imobiliário, sobre solicitação de hipotecas (8h) e as vendas de casas pendentes (11h).

Por aqui, sai apenas a confiança da indústria (8h) em julho. Entre os balanços, Assaí e Grupo Pão de Açúcar divulgam os números trimestrais após o fechamento, assim como Suzano, enquanto Klabin sai antes da abertura. Lá fora, destaque para a Meta (ex-Facebook).

Quinta-feira: O foco continua nos EUA, que divulga os números preliminares do PIB do segundo trimestre (9h30), juntamente com os pedidos semanais de auxílio-desemprego. No Brasil, serão conhecidos o IGP-M de julho (8h) e a inflação ao produtor (IPP) em junho (9h), além da sondagem dos setores de comércio e de serviços neste mês (8h).

Na temporada de balanços, Petrobras e Vale roubam a cena, divulgando os resultados após o fechamento. Ambev, Gol e Santander publicam os números trimestrais antes da abertura. Lá fora, destaque para as gigantes de tecnologia Apple e Amazon.

Sexta-feira: A semana chega ao fim e, de quebra, o último dia útil de julho, trazendo como destaque o índice de preços preferido do Fed, o chamado PCE em junho. O dado será conhecido às 9h30, juntamente com os gastos com consumo e a renda pessoal em junho.

Depois, às 11h, sai a leitura final deste mês do sentimento do consumidor medido pela Universidade de Michigan. Ainda no exterior, a zona do euro informa novas estimativas para a inflação ao consumidor em junho (CPI) e sobre o PIB do segundo trimestre, logo cedo.

No Brasil, o destaque fica com a taxa de desemprego (Pnad) referente ao segundo trimestre de 2022 (9h). Também será conhecido o indicador de incerteza econômica no Brasil (8h). A temporada de balanços traz os números trimestrais de Raia Drogasil e Usiminas, aqui, e da ExxonMobil, lá fora.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Editora-chefe
Olívia Bulla é editora-chefe do Money Times, jornalista especializada em Economia e Mercado Financeiro, com mais de 15 anos de experiência. Tem passagem pelos principais veículos nacionais de cobertura de notícias em tempo real, como Agência Estado e Valor Econômico. Mestre em Comunicação e doutoranda em Economia Política Mundial, com fluência em inglês, espanhol e conhecimento avançado em mandarim.
olivia.bulla@moneytimes.com.br
Olívia Bulla é editora-chefe do Money Times, jornalista especializada em Economia e Mercado Financeiro, com mais de 15 anos de experiência. Tem passagem pelos principais veículos nacionais de cobertura de notícias em tempo real, como Agência Estado e Valor Econômico. Mestre em Comunicação e doutoranda em Economia Política Mundial, com fluência em inglês, espanhol e conhecimento avançado em mandarim.