Petrobras tem queda com BNDES sinalizando venda da totalidade das ações
Mesmo com um cenário marcado pelo otimismo dos mercados com a proximidade de um acordo comercial entre Estados Unidos e China, além do avanço do preço do petróleo, as ações da Petrobras operam com perdas nesta sexta-feira.
O mercado reage à noticia de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou à estatal a intenção de avaliar a venda de até a totalidade de ações ordinárias da empresa detidas pela instituição.
Com isso, os papéis ON (PETR3) da petroleira registravam perdas de 3,59% a R$ 31,70, com os PN (PETR4) cedendo 2,71% a R$ 30,12, por volta das 14h15 desta sexta-feira.
A operação seria feita por meio de uma oferta pública secundária de ações, com esforços de distribuição no Brasil e o no exterior, acrescentou a Petrobras .
Em 30 de novembro de 2019, o BNDES detinha 734.202.699 ações ordinárias da Petrobras representando cerca de 10% do total de ações ordinárias emitidas pela companhia, segundo a nota.
A Petrobras disse ainda que a “comunicação não deve ser considerada como anúncio de oferta”.
Disse também que o BNDES aprovou o início de processo seletivo de contratação de assessores para a transação, além de que o banco começou estudos para detalhar seus termos e condições da venda, incluindo a quantidade de ações e o cronograma do processo.