Setor Aéreo

Petrobras reduz em 15,7% preços de venda de Gasolina de Aviação (GAV) para as distribuidoras

29 ago 2022, 16:30 - atualizado em 29 ago 2022, 16:30
United Airlines Avião Aviação
(Imagem: Hayden Smith/ via Reuters)

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (29) que ajustará os preços de Gasolina de Aviação (GAV) com uma redução de 15,7% nos valores de venda para as distribuidoras a partir do dia 1 de setembro. Esta é a segunda redução seguida nos preços de GAV, que já havia tido queda de 5,7% no início de agosto.

Os ajustes de preços de GAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. A Petrobras comercializa a GAV produzida em suas refinarias ou importada apenas para as distribuidoras.

As distribuidoras, por sua vez, transportam e comercializam o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redução no preço do querosene de aviação

Também no dia 1 de setembro serão reajustados os preços de Querosene de Aviação (QAV) com uma redução de 10,4% nos preços de venda para as distribuidoras. Esta é a segunda redução seguida nos preços do QAV, que já haviam sofrido ajuste de -2,6% no início de agosto.

A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras. As distribuidoras, por sua vez, transportam e comercializam o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

Preços das passagens

Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) devem manter as passagens aéreas em níveis elevados para compensar os preços mais altos do combustível de aviação, disse o Bradesco BBI nesta segunda-feira (29).

A recomendação do banco é de compra para os papéis da Azul e “neutra” para Gol, segundo relatório assinado por Victor Mizusaki e equipe.

O comentário foi feito após a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) comentar que a intensa volatilidade nos preços ainda não permite projetar o impacto da redução nas passagens aéreas.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!