Petrobras (PETR4) ‘vilã’ do etanol, surpresa afunda Raízen (RAIZ4), boi da Minerva (BEEF3), dividendos e mais: veja 5 assuntos no Agro Times
A última semana contou com diferentes temas para o agro brasileiro, especialmente com o fim da temporada de resultados dos três primeiros meses de 2023, que foi desafiador para os frigoríficos.
Além disso, a Petrobras (PETR4) mexeu com o mercado após anunciar o fim da política de paridade preço internacional, o que promete dar o que falar nas próximas semanas.
Dito isso, nós separamos os principais assuntos do Agro Times que você pode ter perdido.
Confira os principais temas que foram destaques no Agro Times:
Para Gustavo Troyano, analista do setor de Alimentos e Bebidas do Itaú BBA, entre os fatores que afetaram os resultados dos frigoríficos no período, o destaque fica para a suspensão das exportações para China entre fevereiro e março após um caso atípico de mal da vaca louca.
Com isso, a pergunta que fica é: o que esperar para os próximos resultados? Para o 2T23 e ao longo de 2023, o BBA projeta uma retomada na tendência de aumento da demanda chinesa por carne bovina, após o fim do embargo, com a Minerva (BEEF3) se beneficiando neste cenário
A Petrobras (PETR4) anunciou o fim da paridade de preço internacional (PPI) dos combustíveis.
Na visão de Marcelo Di Bonifácio, analista de açúcar e etanol da StoneX, a PPI trazia previsibilidade para o mercado de combustíveis, ainda que fosse uma política com incertezas, impactada por decisões políticas, segundo ele.
O analista enxerga que a nova política diminui a previsibilidade e desincentiva a produção do etanol.
? 3º lugar – BrasilAgro (AGRO3): Dividendos devem retomar patamares de anos anteriores, diz diretora de RI
O Agro Times conversou com a diretora de Relações com Investidores (RI) da BrasilAgro (AGRO3), Ana Ribeiro, sobre os resultados do terceiro trimestre da safra 2022/2023 (3T23), além de perspectivas para vendas e pagamento de dividendos ao longo de 2023.
A head de RI, comentou sobre a possibilidade de novos pagamentos e explica que a empresa não conta com uma política estabelecida, aplicando apenas as normas do novo mercado de pagar no mínimo 25% dos lucros.
? 2º lugar – Raízen (RAIZ4): Surpresas negativas afundam ações; entenda
As ações da Raízen (RAIZ4) caíram com força na sessão da última segunda (15), mesmo após a companhia ver o lucro disparar 1.106% sobre os R$ 209,7 milhões do mesmo período do ano passado.
O que pesou, segundo analistas, foram as projeções da companhia. A Raízen projeta redução de até 11,7% no Ebitda ajustado no ano-safra 2023/2024, que irá de abril deste ano a março do ano que vem.
? 1º lugar – Empresa do agronegócio pede recuperação judicial; culpa da seca e da Selic a 13,75%
A usina Ester Agroindustrial informou que precisa de uma reorganização financeira, após condições de liquidez de curto prazo deterioradas.
- Entre para o Telegram do Agro Times!
Acesse as notícias do mundo agronegócio em tempo real. Clique aqui e faça parte!
Segundo a produtora de açúcar, etanol e energia, a seca recente que provocou perda relevante da produção de cana, somada à taxa Selic elevada, pesaram no pedido de recuperação judicial.