Petrobras (PETR4) vai incluir mais 4 navios em seu plano, elevando contratações para 48, diz CEO

A Petrobras (PETR4) vai incluir a contratação da construção, até 2026, de mais quatro navios em seu plano de negócios, o que elevaria para 48 o número de novas embarcações para apoiar suas operações, disse a presidente da companhia Magda Chambriard, à Reuters.
O reforço da frota de navios da Petrobras acontece diante da expectativa de um crescimento da produção de petróleo no mar nos próximos anos, com a entrada de mais unidades no campo gigante de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.
- Trump e inflação dos EUA no radar dos investidores hoje; assista ao Giro do Mercado de hoje e acompanhe as principais notícias do dia
Além disso, a companhia busca cumprir a ordem do presidente Lula de colaborar com a geração de empregos e a economia do país, estimulando indústria naval.
A empresa inicialmente planejava a contratação de 44 embarcações de diversos portes para diferentes finalidades até 2026, mas a executiva confirmou que mais quatro navios serão incluídos.
“Somando Transpetro e Petrobras, são 48 embarcações no total”, afirmou ela.
Em entrevista à Reuters, na semana passada, o presidente da Transpetro, subsidiária de transporte e logística da Petrobras, Sérgio Bacci, havia comentado sobre a possibilidade da inclusão de novas embarcações no plano da estatal.
Chambriard não comentou sobre os valores envolvidos. Mas esta semana a Petrobras e Transpetro assinaram contratos com os estaleiros Rio Grande e Mac Laren para quatro embarcações no valor de quase US$70 milhões cada.
Segundo a executiva, as embarcações que serão contratadas incluem barcos de apoio, embarcações para suporte a plataformas, navios de cabotagem e gaseiros, entre outros.
“Tem de tudo… e vamos usar o fundo de Marinha Mercante…”, adicionou ela, citando como espera viabilizar os recursos para financiamentos.
Na semana passada, a estatal lançou um edital internacional para aquisições de oito navios gaseiros.