BusinessTimes

Petrobras (PETR4) testa uso de bunker com biodiesel em navio da Transpetro

02 jan 2023, 12:55 - atualizado em 02 jan 2023, 12:55
Petrobras
Em uma primeira etapa, de testes laboratoriais com o combustível, não foram observados impactos no atendimento às principais propriedades da especificação do bunker (Imagem: Rio Grande do Sul 07/12/2021)

A Petrobras realizou no último sábado o primeiro abastecimento de bunker com conteúdo renovável no país, ao conduzir testes com o combustível marítimo na embarcação Darcy Ribeiro, da Transpetro.

O objetivo do teste é avaliar o uso do bunker com conteúdo renovável –uma mistura de 90% de bunker de origem mineral e 10% de biodiesel— durante dois meses e os desafios logísticos associados ao uso do produto.

Segundo a Petrobras, a fração renovável do novo combustível tem o potencial de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em relação ao bunker, quando considerado o ciclo de vida completo. O percentual estimado de redução de emissões de CO2 equivalente dessa mistura é de cerca de 7%.

Em uma primeira etapa, de testes laboratoriais com o combustível, não foram observados impactos no atendimento às principais propriedades da especificação do bunker.

“Existe a expectativa de que a operação do navio confirme os resultados laboratoriais e transcorra sem intercorrências no desempenho dos motores, nos filtros e nos sistemas de purificação do combustível”, afirmou a estatal, em nota.

No setor marítimo, dependendo do percentual de biodiesel misturado ao combustível, são necessárias poucas ou até mesmo nenhuma adaptação nas embarcações, o que facilita a adoção deste novo produto, disse a Petrobras, acrescentando que, com o teste de campo, dará mais um passo para contribuir com a comercialização de combustíveis com menor impacto ao meio ambiente.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar