Mercados

Petrobras (PETR4) tem mais um impulso após eleições; ação sustenta alta até o 2º turno?

05 out 2022, 16:21 - atualizado em 05 out 2022, 16:28
Petrobras
Futuro das estatais ficará ao sabor de pesquisas e tendências na reta final das eleições, diz especialista (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

A Petrobras (PETR3; PETR4) começou a semana em disparada, com alta de quase 9% na segunda-feira (3), após o primeiro turno das eleições. Nesta quarta (5), as ações voltam a subir cerca de 4%, dessa vez, devido ao corte da Opep+ na produção de petróleo.

O embate mais acirrado entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno das eleições deu gás para os papéis das estatais — tendo como destaque, além de Petrobras, Banco do Brasil (BBAS3), Sabesp (SBSP3), Cemig (CMIG4) e Banrisul (BRSR6).

Segundo Filipe Fradinho, analista da Empiricus Investimentos, o movimento de alta dessas empresas deve ser mantido até o segundo turno — marcado para 30 de outubro.

O analista explica que essas empresas, junto às dos setores imobiliário e de varejo, tendem a preferir governos de direita — mais intervencionistas —, por isso a reação positiva à força maior do que as pesquisas apontavam de Bolsonaro.

O chefe de pesquisas da Ativa Investimentos, Pedro Serra, lembra que a eleição por si só é o maior peso da bolsa. No entanto, o mercado já está se antecipando e adicionando risco. “O legislativo mais equilibrado e o aperto do primeiro turno podem ajudar em uma diminuição na percepção de risco”, diz.

Serra ainda reforça que o futuro das estatais ficará “ao sabor de pesquisas e tendências na reta final das eleições”.

Quem ganha e quem perde com cenário positivo para Bolsonaro? E para Lula?

O sócio e analista da Benndorf, Victor Benndorf, afirma que se o candidato à presidência do PT começar a perder liderança e a esperança de Bolsonaro aflorar, o consumo local e as estatais devem seguir em movimento de recuperação.

Do outro lado, as empresas educacionais — beneficiadas pelo plano de governo de Lula — devem seguir para baixo.

Caco Lula mantenha ou amplie a liderança para o segundo turno, o cenário acima deve se inverter, afirma Benndorf.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar