BusinessTimes

Petrobras (PETR4) tem “grande problema” em plano de investimento 2023-2027; ações recuam

01 dez 2022, 11:52 - atualizado em 01 dez 2022, 11:52
Petrobras
A Petrobras segue bastante barata e oferecendo bons dividendos (Imagem: (Tânia Rêgo/Agência Brasil/Flickr)

As ações da Petrobras (PETR4) recuavam 1,3% na manhã desta quinta-feira (1), em semana intensa para o calendário corporativo da companhia.

Na véspera (30), a companhia divulgou seu plano de investimentos 2023-2027, que elevou o valor a ser investido nos próximos anos em 15%.

A Ativa Investimentos ressaltou que o projeto dialoga com a gestão atual e mantém uma proporção de 80% dos recursos a serem alocados para investimentos em exploração e produção, sendo 2/3 deste valor para o pré-sal, “o que consideramos extremamente positivo para a companhia”.

Apesar disso, os analistas avaliam que a possibilidade da nova gestão do governo alterar os planos apresentados pela Petrobras é “considerável”. 

Para Ruy Hungria, analista da Empiricus, esse é o “grande problema”: ao que tudo indica, o plano da atual gestão para 2023-2027 não está de acordo com os planos do próximo governo para a companhia.

Segundo o analista, os planos do PT para os próximos anos envolveriam mais investimentos em segmentos com retornos menores (como energias renováveis e construção de refinarias) e suspensão de venda de vários ativos. 

Consequentemente, deve haver redução na distribuição de dividendos para os acionistas. 

Neste momento, Hungria avalia ser melhor “adotar premissas bem menos favoráveis para os resultados do que as que foram consideradas no plano 2023-2027”. 

Apesar disso, o analista explica que a Petrobras segue bastante barata e oferecendo bons dividendos, “mesmo já considerando uma piora da alocação de capital pela frente”.

As ações da companhia seguem no portfólio das Vacas Leiteras, com potencial de gerar valor para os acionistas.

Calendário corporativo

Hoje a Petrobras ainda irá realizar o Petrobras Day, evento em que a companhia irá detalhar os planos de investimento para os próximos anos.

A diretoria da petroleira também teve a sua primeira reunião com o grupo de energia da equipe de transição de governo nesta semana.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Saiba mais! OS 5 TIMES MAIS VALIOSOS DO FUTEBOL BRASILEIRO! CLUBES EMPRESAS NA LISTA?

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar