Empresas

Petrobras (PETR4) tem futuro da 6ª maior petroquímica do mundo nas mãos; entenda

14 ago 2023, 9:39 - atualizado em 14 ago 2023, 10:38
Petrobras
Petrobras avalia eventual desinvestimento ou aumento de participação na Braskem (Imagem: Agência Petrobras)

A Petrobras (PETR3; PETR4) afirmou nesta segunda-feira (14) que está fazendo uma análise prévia (due diligence) para eventual tag along ou direito de preferência sobre as ações detidas pela Novonor na Braskem (BRKM5).

O movimento está previsto nas regras do acordo de acionistas assinado entre Petrobras e Novonor. A petroleira detém 36,1% do capital total da 6ª maior petroquímica do mundo, enquanto a Novonor possui 38,3%.

“Vale destacar que não houve decisão da Diretoria Executiva ou do Conselho de Administração em relação ao desinvestimento ou ao aumento de participação na Braskem, sendo esta apenas uma etapa necessária para análise e eventual exercício dos direitos previstos no Acordo de Acionistas”, afirma a estatal.

O anúncio veio após o colunista d‘O Globo, Lauro Jardim, afirmar que a diretoria da Petrobras já elegeu um favorito para levar a parte da ex-Odebrecht na Braskem. Segundo ele, a J&F, dos irmãos Batista, será sua sócia na maior empresa petroquímica da América Latina.

Braskem tem três interessados para compra da parte da Novonor: Unipar, J&F e Apollo/Adnoc. Unipar e J&F já ofereceram R$ 10 bilhões pela fatia da petroquímica, enquanto o fundo de private equity norte-americano e a estatal de Abu Dhabi se propuseram a pagar R$ 47,00 por ação.

Veja o comunicado da Petrobras:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar