Petrobras

Petrobras (PETR4): Rito para aprovação de novo presidente pode demorar até 46 dias

26 maio 2022, 18:15 - atualizado em 26 maio 2022, 18:15
Petrobras
Nome de indicado passará por análise do comitê de pessoas da Petrobras (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

O caminho para que Caio Paes de Andrade, secretário especial do Ministério da Economia, assuma a presidência da Petrobras (PETR4) será longo. Seguindo os ritos legais, o processo de condução do secretário especial até o comando da estatal pode demorar até 46 dias.

Isso porque o nome de Paes de Andrade passará pela análise do comitê de pessoas da Petrobras, instância que avalia se os indicados para a alta administração da companhia cumprem os requisitos legais da função.

Segundo o regulamento da petrolífera, o comitê tem oito dias úteis, a partir da entrega das informações do indicado, para analisar se ele cumpre os requisitos legais para ocupar o comando da empresa. O prazo, porém, pode ser prorrogado por mais oito dias úteis a pedido do comitê ou até mesmo suspenso.

No momento, o comitê de pessoas da Petrobras é presidido pelo engenheiro Ruy Flaks Schneider, que também integra os conselhos de administração da Petrobras e Eletrobras. Além de Schneider, o órgão é composto por mais quatro membros.

Assembleia geral pode demorar até 30 dias para acontecer

O comitê de pessoas é apenas o início do processo até a presidência da Petrobras. Caso o nome de Caio Paes de Andrade seja aprovado pela instância ele ainda precisará passar por outras duas formalidades.

Primeiro, seu nome deverá ser votado em assembleia geral extraordinária (AGE) para compor o conselho de administração. Depois disso, os membros do conselho elegerão entre si o CEO da Petrobras.

No entanto, o atual conselho de administração da Petrobras informou, na quarta-feira (25), que decidiu aguardar que algumas etapas fossem cumpridas antes de convocar a AGE. A estatal também destacou que todas suas assembleias estão sujeitas ao prazo de 30 dias entre a convocação e a realização.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar