BusinessTimes

Petrobras (PETR4) responde sobre negociar em reais e SPX eleva participação na EDP (ENBR3)

18 abr 2023, 9:37 - atualizado em 18 abr 2023, 9:38
Petrobras
Haddad afirmou que o memorando final assinado entre Brasil e China orienta que as vendas internacionais sejam feitas na moeda brasileira. (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A afirmação da Petrobras (PETR4) de que desconhece qualquer orientação dada pelo governo federal para que comece a negociar em reais com a China e o anúncio de que a SPX, do gestor Rogério Xavier, elevou participação acionária na EDP Brasil (ENBR3) são alguns dos destaques corporativos desta terça-feira (18).

Em carta enviada à CVM nesta segunda, a Petrobras afirmou que pediu esclarecimentos ao Ministério da Fazenda sobre a eventual existência de alguma decisão que justificasse a publicação de um fato relevante informando ao mercado das novas diretrizes.

A estatal disse que recebeu a resposta de que, “por parte do Ministério da Fazenda, não há nenhuma decisão, ato ou fato relevante a ser comunicado em razão da matéria supracitada.”

Na sexta-feira (14), Haddad afirmou que o memorando final assinado entre Brasil e China orienta que as vendas internacionais sejam feitas na moeda brasileira, o real. Questionado por um jornalista sobre se a medida se estenderá a empresas estatais, como a Petrobras, o ministro disse que essa era a intenção do documento, e que a equipe econômica faria novas análises.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

EDP

SPX aumentou a fatia acionária na EDP para 5,04%, ou 29.283.100 ações ordinárias.

Apesar da posição relevante, a SPX declara que não há qualquer acordo ou contrato regulando o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão da companhia.

“A alteração momentânea de participação societária não objetivou, de qualquer forma, alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia”, acrescentou.