Carteira Recomendada

Petrobras (PETR4), Renner (LREN3) e mais 8 ações para investir e buscar lucros em meio à ‘momento crítico’, segundo BTG

01 nov 2024, 11:12 - atualizado em 01 nov 2024, 11:12
petrobras
O BTG Pactual realizou três mudanças nas recomendações para o mês de novembro (Imagem: iStock/simonmayer)

O BTG Pactual avalia o atual momento dos ativos brasileiros como “crítico”, tendo em vista que há muito risco precificado no valuation. Neste contexto, investidores seguem céticos em relação ao anúncio de um pacote de medidas considerável e confiável para reduzir estruturalmente as despesas.

“Mas as expectativas são tão baixas que um pacote maior poderia ajudar a reduzir o grande prêmio implícito nas taxas de longo prazo do Brasil”, ponderam os analistas.

Do lado internacional, veem grande parte do risco associado às eleições nos Estados Unidos como precificado, enquanto na China, o mais recente pacote de estímulo monetário e fiscal do governo pode ser seguido por medidas fiscais adicionais para recuperar a economia do país.

Em meio a este cenário, o banco optou por adicionar algum risco ao  portfólio e promoveu três mudanças na carteira recomendada para novembro, retirando as ações da Ambev (ABEV3), Rede D’Or (RDOR3) e Porto Seguro (PSSA3) para dar lugar a Petrobras (PETR4), Lojas Renner (LREN3) e Localiza (RENT3).

Os analistas esperam que Localiza apresente resultados sólidos no terceiro trimestre de 2024 (3T24), mostrando melhores margens de aluguel e menores custos de depreciação. A companhia divulga o balanço no dia 11 de novembro.

Ainda, o BTG decidiu aumentar nossa exposição ao varejo adicionando a Lojas Renner, que, juntamente com a Vivara, eleva a exposição ao varejo para 20%.

“Esperamos que seu novo centro de distribuição aumente a lucratividade e que as vendas permaneçam sólidas em função da forte atividade econômica”.

Na esteira de ajustes no portfólio para novembro, com a remoção da Porto, o BTG elevou a participação em Itaú (ITUB4) de 10% para 15%.

Também reduziu a exposição a Serviços Básicos de 25% para 20%, mantendo as mesmas ações: Eletrobras (ELET3) e Equatorial (EQTL3). Por fim, a exposição à Marcopolo (POMO4), Vale (VALE3) e Cyrela (CYRE3) não sofreu mudanças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Petrobras de volta

A Petrobras retornou para a carteira mensal do BTG. Para os analistas, os resultados do terceiro trimestre não serão espetaculares, mas o próximo Plano Estratégico de 5 anos apresenta uma relação de risco/retorno atraente.

“O capex de 2025-26 pode ser reduzido, abrindo caminho para mais dividendos. Além disso, dividendos extraordinários podem ser anunciados este mês”.

Em outubro, o desempenho do da carteira foi de -1,1%, superando o recuo de 1,6% do Ibovespa (IBOV).

Veja as ações recomendadas pelo BTG para novembro

Empresa Ticker Peso
Vale VALE3 10%
Itaú Unibanco ITUB4 15%
Eletrobras ELET3 10%
Petrobras PETR4 10%
Lojas Renner LREN3 10%
Equatorial EQTL3 10%
Localiza RENT3 10%
Marcopolo  POMO4 5%
Vivara VIVA3 10%
Cyrela CYRE3 10%
  • AS MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM NOVEMBRO: veja onde investir na reta final do ano, no Giro do Mercado desta sexta-feira (1): 

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.