Petrobras (PETR4): Quem é Jean Prates, novo presidente da estatal?
Jean Prates (PT) foi nomeado presidente da Petrobras (PETR3; PETR4) nesta sexta-feira (30). Prates é o primeiro nome anunciado para comandar a estatal no terceiro mandato do presidente eleito.
Ele já era cotado pela imprensa ao cargo. Em seu discurso de despedida do Senado Federal, na quarta-feira (21), outros parlamentares presentes — como Paulo Paim (RS) e Omar Aziz (PSD-AM) — elogiaram e reforçaram o apoio ao executivo para a petroleira.
Antes mesmo do anúncio, Prates criticava a política de Preço de Paridade de Importação (PPI) da Petrobras e propôs no Senado alternativas para a compensação dos valores de combustíveis. Lula também é crítico da atual política e já afirmou que pretende implementar uma nova.
Durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro (PL), a Petrobras teve quatro presidentes diferentes — Roberto Castello Branco, Joaquim Silva e Luna, José Mauro Ferreira Coelho e Caio Mário Paes de Andrade.
Quem é o futuro presidente da Petrobras?
Jean Paul Prates é advogado, economista, ambientalista e político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Tem 54 anos de idade e é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
No ano de 2019, assumiu a função de senador pelo Rio Grande do Norte, como suplente em exercício da titular da chapa, Fátima Bezerra.
Prates também constitui o Bloco Parlamentar da Resistência Democrática do Senado, é titular da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa e da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
Ele já integrou a antiga Petrobras Internacional (Braspetro), nos anos 1980, e participou da elaboração da Lei Petróleo, em 1997.
Além disso, durante a campanha do PT, participou de um grupo de especialistas que assessorou Lula em temas do setor de óleo e gás, em especial sobre a Petrobras.