Petrobras (PETR4): Quem é Jean Prates, cotado para cargo de presidente da estatal
Cotado para o cargo de presidente da Petrobras (PETR4) em 2023, Jean Paul Terra Prates (PT) é senador pelo Rio Grande do Norte.
O nome do parlamentar surge em um momento de forte desvalorização dos papéis da companhia em meio a expectativa com o novo governo, após a eleição de Lula (PT).
Quem é o possível indicado?
Prates exerce a função no Senado desde 2019, como suplente em exercício da titular da chapa, Fátima Bezerra.
Ele também constitui o Bloco Parlamentar da Resistência Democrática do Senado, é titular da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa e da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
Papel na Petrobras
Prates já integrou a antiga Petrobras Internacional (Braspetro), nos anos 1980, e participou da elaboração da Lei Petróleo, em 1997.
Durante a campanha do PT, o senador participou de um grupo de especialistas que assessorou Lula em temas do setor, em especial sobre a Petrobras.
Empresa do mercado financeiro, a Ajax Capital avaliou que, em um eventual convite para a presidência da Petrobras se confirmar, não deverá haver impedimentos legais para que Prates assuma o cargo, uma vez que ele não permanecerá como senador em 2023.
“O objetivo do candidato para a Petrobras seria ampliar a atuação para além de petroleira”, conforme os especialistas da Ajax.
Prates deve aprofundar a atuação da estatal como empresa integrada de energia, ideia que se tentou no passado, mas que terminou abandonada diante do contexto político da Petrobras com os processos por corrupção investigados pela Lava-Jato nos governos anteriores do PT.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!
Saiba mais! WEG (WEGE3) – TEMPO DE RESULTADOS! VALE A PENA INVESTIR? HORA DE GANHAR DINHEIRO?
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.