Política

Petrobras (PETR4): Quem é Adriano Pires, indicado para presidir estatal no lugar de Silva e Luna

28 mar 2022, 18:26 - atualizado em 28 mar 2022, 20:00
Adriano Pires, diretor do CBIE e apontado como possível presidente da Petrobras, no lugar de Luna e Silva
Vai vingar? Adriano Pires é respeitado pelo setor de energia, mas talvez não resolva o problema de Bolsonaro na Petrobras (Imagem: Divulgação/ CBIE)

Tão logo começou a circular a notícia de que o general Joaquim Silva e Luna foi avisado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro de que não continuará no comando da Petrobras (PETR3; PETR4), a bolsa de apostas aponta o economista Adriano Pires como o candidato mais forte para sucedê-lo.

Pires foi citado tanto pela Veja, quanto pelo O Globo. Os veículos mencionam fontes próximas ao núcleo do governo federal.

Se os rumores forem confirmados, a Petrobras passará a ser comandada por alguém com experiência no setor energético. Pires é um dos maiores especialistas brasileiros na área, com mais de 40 anos de atuação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Histórico respeitado

Doutor em Economia Industrial pela Universidade de Paris XIII, sua última passagem pelo governo foi como assessor da diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Também lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Embora respeitado pelo setor, a ascensão de Pires ao comando da Petrobras talvez não resolva o principal problema de Bolsonaro – a contenção dos reajustes dos combustíveis, que pressionam a inflação e ameaçam incinerar suas chances de reeleição.

As últimas declarações de Pires foram de apoio ao reajuste dos preços promovido pela gestão de Silva e Luna e que acabaram por lhe custar o cargo. Em recente entrevista à CNN, por exemplo, o especialista afirmou que “pior que o preço alto é desabastecimento”.