Empresas

Petrobras (PETR4): Produção total de petróleo sobe 10,9% e chega a quase 3 mi de barris no 4T23

08 fev 2024, 18:49 - atualizado em 08 fev 2024, 19:25
Petrobras
Galinha dos ovos de ouro da Petrobras, o pré-sal continua crescendo, com alta de 3,5% ante o terceiro trimestre (Imagem: Agência Petrobras)

Petrobras (PETR4) produziu 2,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia (Mboed) totais de petróleo e gás no quarto trimestre de 2023, alta de 10,9% ante igual etapa de 2022.

No documento, enviado ao mercado nesta quinta, a petroleira destaca que teve uma boa performance operacional, com a produção média de óleo, LGN e gás natural alcançando 2.935 Mboed, 2% acima do terceiro trimestre de 2023.

Galinha dos ovos de ouro da Petrobras, o pré-sal continua crescendo, com alta de 3,5% ante o terceiro trimestre, devido, principalmente, ao ramp-up do FPSO Almirante Barroso, no campo de Búzios, da P-71, no campo de Itapu, e do FPSO Anita Garibaldi, nos campos de Marlim e Voador, além da menor quantidade de paradas na comparação com o terceiro trimestre.

As exportações de petróleo, derivados e outros somaram 885 mil bpd no quarto trimestre, alta de 11,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Refino da Petrobras

Por outro lado, o volume de vendas de derivados reduziu 4,8% em relação ao terceiro trimestre, principalmente em função do diesel, do GLP e da gasolina. Ante o quarto trimestre de 2022, a queda foi de 3,5%.

No caso do diesel, a Petrobras explica que a redução de 6,6% nas vendas ocorreu devido à sazonalidade do consumo, usualmente mais elevado no terceiro trimestre do ano por conta do plantio da safra de grãos de verão e da atividade industrial.

“As vendas de GLP também apresentaram queda de 5,6% em função de fatores sazonais, como temperaturas mais elevadas e menor atividade industrial no quarto trimestre”, coloca.

Houve ainda redução de 2,2% nas vendas de gasolina, em razão, principalmente, da perda de participação do derivado para o etanol hidratado no abastecimento dos veículos flex.

A produção de derivados no quarto trimestre reduziu 1,7% em relação ao terceiro, em linha com o mercado.

Gás da Petrobras

No trimestre, a venda total de energia elétrica aumentou 100% em relação ao terceiro trimestre, devido à necessidade de maior despacho termelétrico para atendimento a ponta, isto é, geração térmica para atender pico de consumo de energia e compensar a queda de oferta da geração solar e eólica ao longo do dia.

“As Usinas Termelétricas da Petrobras contribuem para o aumento da participação de renováveis na matriz elétrica na medida em que fornecem segurança energética ao prover flexibilidade ao Sistema Integrado Nacional”, explica a Petrobras.

Contudo, a entrega de gás nacional apresentou redução de 3 milhões de m³/dia no 4T23 por conta de intervenções realizadas nas Rotas 1 e 2 nos meses de outubro e dezembro, sendo compensada pelo aumento da importação de gás boliviano e GNL.

Veja o documento:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar