Empresas

Petrobras (PETR4) presta esclarecimentos à CVM sobre processo licitatório

14 jan 2025, 9:15 - atualizado em 14 jan 2025, 9:15
Petrobras
Petrobras envia esclarecimento ao mercado após notícias de investigação em processo licitatório (Imagem: iStock/Cesar Okada)

A Petrobras (PETR4) prestou esclarecimentos à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre o procedimento licitatório para construção e afretamento de 12 embarcações do tipo PSV (de apoio marítimo), após circular notícias de que o processo estaria sendo analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo as informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, técnicos do TCU estariam analisando a licitação, avaliada em R$ 16,5 bilhões, por suspeita de direcionamento. As empresas vencedoras foram Bram Offshore e Starnav.

Ainda conforme a coluna, alguns dias após a assinatura dos contratos, a Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística (Logística Brasil) teria ido ao TCU apresentar contestação, argumentando que os critérios que determinaram a vitória das duas empresas foram adicionados durante o processo licitatório, pouco antes da entrega das propostas.

Dessa maneira, para a Logística Brasil, as mudanças levaram a uma vantagem competitiva para as vencedoras, que possuem estaleiros próprios, enquanto restringiram a participação de potenciais concorrentes que terceirizam a construção dos navios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que diz a Petrobras?

No esclarecimento enviado ao mercado na segunda-feira (13), após o fechamento do mercado, a Petrobras afirma que, até o momento, não foi notificada pelo TCU e não tem conhecimento dos termos da apuração sigilosa sobre a licitação.

“A Petrobras esclarece que foram recebidas sete propostas neste processo licitatório, o qual seguiu os princípios legais de forma a garantir a competitividade, economicidade e o atendimento das necessidades operacionais da companhia”, diz o comunicado.

A petrolífera argumenta que o critério para julgamento das propostas foi avaliado conforme os requisitos presente no edital, sendo que as empresas tiveram oportunidade de apresentar seus questionamentos sobre as normas.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.