BusinessTimes

Petrobras (PETR4): Presidente anuncia tratamento contra câncer; apesar de limitações, segue no cargo

16 set 2022, 12:17 - atualizado em 16 set 2022, 12:17
Caio Mario Paes de Andrade
Caio Mario Paes de Andrade está no comando da Petrobras desde junho de 2022 (Imagem: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

O atual presidente da Petrobras (PETR4), Caio Paes de Andrade, informou aos colaboradores da empresa que iniciou tratamento para combater um câncer. Apesar das limitações impostas, Andrade segue no cargo.

A doença é um carcinoma de cabeça e pescoço chamado epidermide, que é um tipo de câncer considerado comum e com altas taxas de cura.

Andrade foi indicado para a presidência da Petrobras por Jair Bolsonaro (PL) em junho, após uma série de trocas na estatal.

Comunicado à empresa

Em comunicado aos colaboradores da empresa, foi afirmado que o executivo “continua trabalhando e despachando normalmente, com algumas limitações para reuniões presenciais e viagens”. Leia na íntegra o comunicado:

“O presidente da Petrobras, Caio Mario Paes de Andrade, informa aos colaboradores da empresa que está iniciando um tratamento de saúde para combater um carcinoma de cabeça e pescoço chamado epidermide, que é relativamente comum e bastante conhecido, apresentando altas taxas de cura.

O tratamento envolve quimioterapia por 12 semanas, em 4 ciclos a cada 3 semanas, seguidos de 7 semanas de radioterapia de consolidação. Caio está sob os cuidados da equipe do Dr. Fernando Maluf, do Hospital Albert Einstein, um dos centros mais reconhecidos de tratamento oncológico do mundo.

O presidente continua trabalhando e despachando normalmente, com algumas limitações para reuniões presenciais e viagens”.

A dança das cadeiras na Petrobras

Caio Paes de Andrade foi indicado para o comando da petroleira após a saída de José Mauro Coelho, que ficou no cargo 39 dias, batendo um recorde do presidente que ocupou por menos tempo a função desde a criação da empresa por Getúlio Vargas, em 1953.

A mudança no comando da empresa foi a terceira, durante o mandato do atual presidente da república. Já passaram pela estatal Roberto Castello Branco, Joaquim Silva e Luna, José Mauro Ferreira Coelho e agora Caio Mario Paes de Andrade.

A alteração no posto aconteceu próximo a um novo reajuste nos preços da gasolina. Já que, em pleno ano eleitoral, o candidato a reeleição busca priorizar uma política de manutenção dos preços do combustível.

Vale lembrar que a Petrobras é uma empresa de capital misto, e o governo não pode mandar diretamente na decisão sobre os preços, mas pode mudar o conselho e o presidente. Consequentemente, mudam a diretoria e o passo seguinte é a mudança na política de preços.

Requisitos para ser presidente da estatal

Na época da indicação, a falta dos requisitos básicos no currículo de Andrade gerou dúvidas ao mercado.

Andrade tem carreira no setor de informática, e estava à frente da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia antes de assumir a cadeira na Petrobras.

O estatuto da petroleira exige que o presidente tenha notório conhecimento e formação acadêmica compatível com o cargo.

Conforme decreto assinado pelo governo de Michel Temer, deve ter ao menos 10 anos de experiência na área de atuação da estatal; ou quatro anos em função de confiança em empresa de porte equivalente; ou como docente ou pesquisador de nível superior na área de atuação da empresa. 

Além disso, é preciso ter ao menos quatro anos de atuação como profissional liberal em atividade vinculada à área da Petrobras. Requisitos que Andrade não tem.

Mas, segundo comunicado de maio do Ministério de Minas e Energia, “o indicado reúne todas as qualificações para liderar a companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe”.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar