Petrobras (PETR4): Prates é indicado para comandar empresa, e atual CEO renuncia, diz agência
Jean-Paul Prates foi indicado oficialmente para comandar a Petrobras (PETR4). Segundo fato relevante divulgado pela companhia na noite desta terça-feira (3), Prates foi indicado para o cargo de presidente da estatal e membro do conselho de administração pelo Ministério de Minas e Energia.
Ainda segundo a empresa, a documentação de Prates está, neste momento, na Casa Civil para análise e, uma vez aprovada, será encaminha pelo governo para a averiguação do comitê de elegibilidade da própria Petrobras.
Tal análise poderá levar de oito a nove dias, segundo essa fonte. Depois, a Petrobras ainda deverá cumprir um prazo de 30 dias entre a convocação e a realização da assembleia.
A confirmação de que Prates está muito perto de assumir a estatal teria desencadeado a renúncia do atual CEO, Caio Paes de Andrade. Segundo a agência de notícias Reuters, o executivo comunicou hoje sua decisão ao conselho de administração.
O mandato do atual presidente, Caio Paes de Andrade, terminaria em abril. O executivo irá integrar o novo governo de São Paulo, comandado pelo governador Tarcísio de Freitas.
Com a renúncia e a vacância do cargo de CEO, o estatuto prevê que o presidente do Conselho de Administração indique o substituto dentre os demais membros da diretoria executiva até a eleição do novo presidente.
Já no caso de vacância do cargo de conselheiro, o estatuto prevê que o substituto será nomeado pelos conselheiros remanescentes e servirá até a primeira assembleia geral.
A renúncia do antecessor do Andrade (José Mauro Coelho), no ano passado, permitiu que Paes de Andrade passasse a atuar na direção interinamente antes mesmo da assembleia confirmar o seu nome, o que uma das fontes ouvidas pela Reuters afirmou que poderá também ocorrer com Prates.
Prates: Quem é o futuro presidente da Petrobras?
Jean Paul Prates é advogado, economista, ambientalista e político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Tem 54 anos de idade e é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
No ano de 2019, assumiu a função de senador pelo Rio Grande do Norte, como suplente em exercício da titular da chapa, Fátima Bezerra.
Prates também constitui o Bloco Parlamentar da Resistência Democrática do Senado, é titular da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa e da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
Ele já integrou a antiga Petrobras Internacional (Braspetro), nos anos 1980, e participou da elaboração da Lei Petróleo, em 1997.
Além disso, durante a campanha do PT, participou de um grupo de especialistas que assessorou Lula em temas do setor de óleo e gás, em especial sobre a Petrobras.
Veja o comunicado da Petrobras sobre a indicação de Jean-Paul Prates.
(Com Reuters e Iasmin Paiva)