Petrobras (PETR4) pode voltar a distribuir combustíveis, diz jornal
A Petrobras (PETR3;PETR4) planeja voltar ao setor de distribuição de combustíveis através da Vibra (VBBR3) — antiga BR Distribuidora.
Segundo informações d’O Globo, as conversas entre as duas companhias ainda são iniciais, mas se intensificaram após as negociações de fusão entre Vibra e Eneva (ENEV3) terem ficado de lado.
Vale lembrar que a BR deixou de fazer parte da estatal durante o governo de Jair Bolsonaro. As vendas de ações por parte da Petrobras aconteceram em três momentos entre 2017 e 2021, sendo que a companhia arrecadou um total de R$ 26 bilhões.
- O que está em jogo para a Petrobras (PETR4) após o balanço do 4T23? Descubra a resposta na edição especial do Giro do Mercado, no dia 8 de março, às 12h. Clique aqui para se inscrever na transmissão gratuitamente.
No início de janeiro, a estatal informou que não tem interesse em prorrogar o prazo de vigência do contrato de licença de uso de marcas, que está previsto para acabar no dia 28 de junho de 2029.
Com isso, o plano é que a Petrobras tenha uma posição na Vibra, que pode variar de 20% a 40%, além de uma golden share para ter controle sobre o uso da marca BR. As informações são de que a Petro venda os combustíveis diretamente para empresas donas de frotas.
Procurada pelo Money Times, a Vibra informou que não irá comentar sobre o caso.
Já a Petrobras publicou um comunicado no qual esclarece que não está realizando estudo sobre aquisição de participação na Vibra. “A Companhia reitera que eventuais decisões de investimentos deverão, em alinhamento à governança corporativa, passar pelos processos de planejamento e aprovação previstos nas sistemáticas aplicáveis e ter suas viabilidades técnica e econômica demonstradas e em linha com o Plano Estratégico 2024-2028+ da Companhia”, diz o texto.