Empresas

Petrobras (PETR4) pode pagar dividendos extras; ações sobem

04 abr 2024, 12:48 - atualizado em 04 abr 2024, 12:48
petrobras governo dividendos contas prates
Petrobras: Distribuição de 100% dos R$ 43,9 bilhões extras aos acionistas já foi comunicada ao presidente Jean Paul Prates. (Imagem: Agência Petrobras)

Os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil) chegaram à decisão pagar os dividendos extraordinários da Petrobras (PETR3;PETR4).

Segundo informações da Malu Gaspar, colunista d’O Globo, a distribuição de 100% dos R$ 43,9 bilhões extras aos acionistas já foi comunicada ao presidente Jean Paul Prates. Agora, a mudança precisa ser chancelada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovada na reunião do conselho da companhia marcada para 19 de abril.

  • [O que fazer com as ações da Petrobras?] A resposta está no guia gratuito produzido pela equipe do Money Times. Libere seu acesso aqui.

Os ministros Rui Costa e Silveira eram a favor de segurar os dividendos para sustentar o plano de investimentos da estatal. No entanto, Haddad entrou na conversa para defender a distribuição, já que isso poderá ajudar no cumprimento da meta fiscal. Vale lembrar que o governo tem direito a até 30% do valor distribuído.

A notícia fez com que os papeis da estatal virassem para alta. A PETR3 avança 3,16% e a PETR4 sobe +2,19%, por volta de 12h45.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Petrobras: Prates está com os dias contados?

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, pode estar considerando deixar o cargo. Segundo informações da Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo, Prates pediu uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para falar sobre a fritura que ele vem recebendo do governo.

Nas últimas semanas, os ataques e críticas em relação à sua gestão se intensificaram, sendo que a relação do presidente da Petrobras com os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil) não é das melhores.

A audiência entre Prates e Lula ainda não tem data marcada.