Empresas

Petrobras (PETR4) pode explorar gás na Colômbia; Shell é outro interessado

12 set 2023, 15:25 - atualizado em 12 set 2023, 15:25
Petrobras
Nesta terça-feira (12) a Petrobras informou a chegada da plataforma de petróleo FPSO Sepetiba. (Imagem: Agência Petrobras)

A Petrobras (PETR4) tem o interesse em expandir projetos de gás natural para a Colômbia, segundo o CEO da estatal colombiana Ecopetrol, Ricardo Roa. A descoberta de grandes volumes de gás em águas profundas do país desperta a atenção de empresas.

Em entrevista à Bloomberg, o CEO afirmou que duas empresas, Petrobras e Shell, estão entre as que manifestaram interesse em ampliar sua participação nesses projetos de exploração de gás natural.

“Informamos aos diferentes participantes do mercado sobre a nossa disponibilidade para permitir a entrada de novos players, ou players existentes, nestas áreas de exploração”, disse Roa.

Ele disse ainda que “temos recebido muito interesse em participar”. No entanto, caso as petroleiras desejem realizar a exploração em alto-mar, terão de se concentrar no desenvolvimento das 11 concessões existentes.

Isso acontece porque o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, parou de conceder novas licenças de exploração de petróleo e gás para diminuir a dependência da Colômbia de combustíveis fósseis.

Petrobras: Nova plataforma

A plataforma de petróleo FPSO Sepetiba, operada pela Petrobras no pré-sal da Bacia de Santos, chegou ao Brasil na semana passada vinda da China e deverá entrar em operação no quarto trimestre deste ano, informou a petroleira nesta terça-feira (12).

A unidade, que terá capacidade de produzir diariamente até 180 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás, passará por procedimentos legais e técnicos antes de seguir para o campo, que está dentro do bloco de Libra, primeiro a ser licitado sob regime de partilha em 2013.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar