BusinessTimes

Petrobras (PETR4) paga dividendos aos acionistas na próxima semana; veja valores

13 jan 2023, 10:15 - atualizado em 13 jan 2023, 10:28
Petrobras
Petrobras paga dividendos aos acionistas na próxima semana (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A Petrobras (PETR3; PETR4) efetuará na quinta-feira (19) o pagamento da segunda parcela da remuneração aos acionistas, anunciada em novembro do ano passado. Segundo a companhia, serão pagos R$ 1,611607 por ação ordinária e preferencial em dividendos, e R$ 0,074787 por papel em juros sobre capital próprio (JCP).

Os valores serão corrigidos pela taxa Selic de 31 de dezembro até o dia 19 de janeiro, conforme cálculos da atualização monetária.

Têm direito ao pagamento, os acionistas da Petrobras com posição acionária em 21 de novembro de 2022.

Os dividendos, os juros sobre capital próprio e demais rendimentos inerentes às ações não reclamados no prazo de três anos, a contar da data do pagamento, prescreverão e reverterão em favor da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que esperar dos dividendos da Petrobras em 2023?

Os acionistas da Petrobras devem esperar uma queda “drástica” nos dividendos em 2023, alerta o analista da Benndorf, Júlio Borba. O dividend yield (rendimento) projetado é menor que 10%, alinhado com a distribuição obrigatória de pelo menos 25% do lucro líquido.

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a gestão da Petrobras reduz a capacidade de investimento da empresa ao distribuir lucro para acionistas ao invés de concentrar esforços na ampliação.

Borba, da Benndorf, afirma que a queda dos dividendos se deve tanto à mudança no payout (taxa de pagamento) quanto à redução de lucros e geração de caixa projetada para a empresa no ano.

Além disso, no novo governo, o analista espera que a estatal reporte um Capex (capital expenditure) maior, receitas menores e tenha menos eficiência.