Comprar ou vender?

Petrobras (PETR4) ou Prio (PRIO3)? Saiba em qual ação apostar com mercado de petróleo apertado, segundo BB

26 mar 2024, 12:44 - atualizado em 26 mar 2024, 12:44
setor-petroleo-oleo-gás
Petróleo: Previsões de maior demanda e menor oferta mostram risco de upside (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

O preço do petróleo nos últimos 12 meses tem dado bons sinais de recuperação no mercado. Somado a isso, outros diversos fatores, na leitura do BB Investimentos, mostram um risco de upside para a commodity, o que fez com que o banco avaliasse diversas ações do setor de óleo e gás.

Além de um aumento na demanda, observado pela Agência Internacional de Energia (IEA), outro fator é uma previsão de déficit de oferta causada por uma premissa de extensão de cortes por parte da OPEC+ que ainda não foi confirmada já que os membros não conseguem implementar os cortes prometidos e as guerras no Oriente Médio e entre Rússia e Ucrânia, que pioram a dinâmica de oferta.

No Brasil, segundo o relatório, o cenário fica favorável para o setor de distribuição de combustíveis que teve uma alta nas vendas de diesel e aumento em 24% da produção de veículos, segundo a Anfavea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Temporada de resultados de óleo e gás: quem entregou bons números?

Dentre as empresas avaliadas pelo analista Daniel Cobucci, que assina o documento do BB, os resultados da Braskem (BRKM5), da Ultrapar (UGPA3) e da Vibra Energia (VBBR3) mostram bons números aos analistas. No entanto, apenas a última tem recomendação de compra.

“Seguimos otimistas e vendo um desconto relativo em relação a seus pares (P/L de 10,6x, ante 14,8x da Ultrapar), além de um potencial de valorização advindo dos negócios como a Comerc, ainda não refletidos no valuation da companhia”, diz Cobucci sobre a Vibra.

A Vibra subiu 0,4% no período de 30 dias, ante uma queda de 0,6% do Ibovespa. O preço-alvo do BB para o papel da companhia é de R$ 27,50. com potencial de valorização de 10%.

Petrobras PN (PETR4), que teve um resultado abaixo do esperado, ainda entrega, segundo o analista, uma boa perspectiva de crescimento de produção, com custos reduzidos. No mesmo período de comparação, a ação variou negativamente 13,5%, mas ainda é mantida a sua recomendação de compra. O preço-alvo da casa é de R$ 42, com potencial de valorização de 14,4%.

  • Hora de desistir de PETR4? A resposta está nesse guia gratuito produzido pela equipe do Money Times; clique aqui para ler.

Outra ação que aparece no relatório com recomendação de compra é a Petrorio (PRIO3), mas sem preço-alvo para 2024 e sem a avaliação dos resultados do quarto trimestre de 2024.

Braskem (BRKM) e Ultrapar (UGPA3) têm recomendação neutra.

*Dados retirados de relatório do BB Investimentos publicado dia 21 de março de 2024 pela InvesTalk