BusinessTimes

Petrobras (PETR4) opera em queda com novo conselho e baixa do petróleo

22 ago 2022, 10:58 - atualizado em 22 ago 2022, 11:01
Petrobras
FUP alega que o resultado da AGE demonstrou desrespeito à Lei das Estatais. (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

As ações da Petrobras (PETR3PETR4) operavam em queda, por volta das 10h20 do pregão desta segunda-feira (22), após o anúncio do novo conselho de administração da estatal.

O movimento segue ainda a baixa de quase 4% do petróleo tipo Brent no mercado internacional.

Os papéis ordinários da petrolífera, PETR3, desvalorizavam 2,55%, a R$ 34,41. Já os preferenciais, PETR4, caíam 3,81%, a R$ 30,52, liderando as quedas do Ibovespa na abertura do pregão.

Na sexta-feira (19), os acionistas da Petrobras aprovaram oito membros do conselho de administração da companhia, como parte do processo iniciado em junho na estatal após o presidente Jair Bolsonaro ter decidido trocar o presidente-executivo da petroleira, diante de descontentamento com a política de preços de combustíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo conselho da Petrobras

Na análise da Ativa Investimentos, a eleição dos novos conselheiros é um movimento negativo do ponto de vista da governança corporativa para a Petrobras, tendo motivado uma queda de suas ações maior que a dos pares no pregão da última sexta, e que ainda refletem nesta segunda.

A corretora ainda lembra que seis dos oito indicados pela União foram aprovados, incluindo duas indicações do governo Ricardo Soriano e Jônathas Castro que haviam sido vetadas pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) e pelos atuais conselheiros.

Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) divulgaram, ainda na sexta, que pretendem a anulação da assembleia geral extraordinária que elegeu o novo conselho de administração da Petrobras.

Em comunicado, a FUP alega que o resultado da AGE demonstrou desrespeito à Lei das Estatais, descaso com a governança corporativa e abuso do direito de acionista.

*Com informações da Reuters

? Siga o Money Times no Instagram! ?

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.