Política

Petrobras (PETR4): Nova política de preços traz prejuízo à companhia, diz consultoria

09 ago 2023, 20:05 - atualizado em 10 ago 2023, 11:27
Petrobras
A defasagem dos combustíveis chega a 30%, segundo dados da CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) (Imagem: Agência Petrobras)

A nova política de preços da Petrobras (PETR4) está afetando negativamente os balanços da companhia e trazendo prejuízo aos acionistas. Ao menos, essa é a opinião do diretor do CBIE (Centro Brasileira de Infraestrutura), Pedro Rodrigues.

Um dos principais pontos discutidos é sobre a defasagem dos preços dos combustíveis em relação à cotação internacional. Segundo análise do CBIE divulgada nesta quarta-feira (9), o preço da gasolina na refinaria está 30% abaixo da referência internacional, e o do diesel, 27%.

“Essa nova política de preços é refletida na queda da margem de refino [diferença da venda do derivado e do petróleo bruto]”, diz Rodrigues. Segundo ele, isso afeta diretamente o lucro da empresa, e já foi demonstrado no balanço da Petrobras do 2º trimestre, quando a empresa lucrou R$ 28 bilhões, 47% a menos do que o mesmo período do ano anterior. “O acionista da Petrobras já está sofrendo uma perda financeira“, afirma.

Rodrigues considera a nova política de preços da Petrobras uma “grande caixa preta“, acusando falta de transparência sobre a metodologia da empresa. “Os argumentos técnicos que a Petrobras dá são muito parecidos com aqueles que a empresa usava em 2014, quando a companhia registrou grande prejuízo”, afirma.

No entanto, ressalta que, no atual cenário, com o petróleo alto, mas não no mesmo patamar que na época, junto a um câmbio mais comportado e uma direção da companhia melhor do que a de 2014, a situação hoje não pode ser totalmente comparada à daquele ano, quando houve uma “tempestade perfeita”, segundo o consultor.

A Petrobras (PETR4) foi procurada pelo Money Times para comentar e não respondeu até o momento da publicação. O espaço segue aberto para comentários da empresa.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar