Petrobras (PETR4): Nova política de preços é alvo de processo em SP
A nova política de preços divulgada pela Petrobras (PETR4) este mês é alvo de uma ação na Justiça de São Paulo, conforme informou o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, nesta manhã.
O fim da política de Preço de Paridade de Importação (PPI) para o diesel e gasolina é objeto de uma ação popular protocolada na última quinta-feira (25), na 17ª Vara Federal Cível do estado, conforme anunciou o colunista.
Os advogados Rafael Mortari e Adilson da Silva, com o apoio do Instituto Ibero-Americano da Empresa, moveram o processo, pedindo que o PPI seja reestabelecido em uma liminar, enquanto se discute judicialmente a nova estratégia de precificação a ser adotada pela Petrobras.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Outro pedido veiculado na ação é que a companhia seja obrigada a explicar à Justiça como pretende substituir o método anterior.
Os advogados defendem que a medida vai provocar uma “artificialização” de custos, gerando prejuízo à União.
Isso porque os lucros da Petrobras estariam em risco com a nova política de preços, já que ela continua operando com custos dolarizados, enquanto vende o combustível sem paridade com a moeda.
Além disso, os advogados afirmam que a nova política seria apenas “um amontoado de palavras” sem capacidade real de fixar os preços adequadamente.