Petrobras (PETR4) nega estudo de investimento na Raízen (RAIZ4)

A Petrobras (PETR4) informou nesta segunda-feira (18) em comunicado ao mercado que não há qualquer projeto ou estudo de investimento em etanol ou distribuição com a Raízen (RAIZ4), uma joint venture entre Shell e Cosan.
Os esclarecimentos foram emitidos após o jornal O Globo apontar que a estatal estuda investir na Raízen, e analisa diversas possibilidades, como se tornar sócia da companhia ou comprar ativos, o que marcaria sua volta ao setor de etanol.
As ações da Raízen disparam 10,5% nesta segunda, surfando na notícia de um aporte da Petrobras.
“Pelo exposto, as informações divulgadas na matéria não procedem e, portanto, não caracterizam Fato Relevante”, disse a Petrobras no comunicado.
A notícia de um suposto investimento da Petrobras na Raízen circulou após a empresa divulgar, na semana passada, seu resultado do segundo trimestre de 2025 (2T25), que foi mal recebido pelo mercado.
- LEIA TAMBÉM: Tenha acesso às recomendações mais valorizadas do mercado sem pagar nada; veja como receber os relatórios semanais do BTG Pactual com o Money Times
A Raízen registrou prejuízo líquido de R$ 1,8 bilhão no primeiro trimestre da safra 2025/26, revertendo lucro de um ano antes.
A empresa ainda comentou que a moagem de cana-de-açúcar deve ficar mais próxima “do ponto médio para baixo” do guidance na safra 2025/26, por conta de questões climáticas. No mesmo momento, a companhia avalia a venda de usinas para lidar com um salto no endividamento.
Já executivos da Cosan, que divide o controle da Raizen com a Shell, afirmaram que buscariam um “novo sócio estratégico” para o negócio — abrindo espaço para a especulação sobre a Petrobras.
A afirmação da Cosan foi feita pelo diretor presidente da Cosan, Marcelo Martins, durante teleconferência sobre os resultados do segundo trimestre. Ele disse também que neste momento não faz sentido a Cosan aportar recursos na Raízen, joint venture da empresa com a Shell.
*Com informações da Reuters