BusinessTimes

Petrobras (PETR4): Mesmo liberal, Caio de Andrade pode mudar política de preços

25 maio 2022, 12:25 - atualizado em 25 maio 2022, 12:25
Petrobras TROCA CEO
Fiéis ao capitão: Paulo Guedes e Caio de Andrade, indicado para comandar a Petrobras, são mais bolsonaristas que liberais, avalia Felipe Miranda, da Empiricus (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

A nova troca de presidente da Petrobras (PETR4) em pouco tempo é negativa e levanta sinais de possíveis intervenções do governo na política de preços de combustíveis adotada pela companhia. Essa é a avaliação de Felipe Miranda, CEO e estrategista da Empiricus.

“Parece que agora há um esforço mais sistemático e institucionalizado no sentido de caminharmos para algum tipo de alteração na política de preços”, disse o analista ontem (24/05) em seu grupo Ideias Antifrágeis no Telegram, canal exclusivo de comunicação com os assinantes da casa.

Ele completou: “Isso causa um desconforto no mercado e as ações da Petrobras devem cair com algum vigor.”

O governo federal anunciou na segunda-feira (23), em uma nota oficial do Ministério de Minas e Energia, a demissão de mais um presidente da Petrobras. Após somente 40 dias no cargo, José Mauro Ferreira Coelho foi dispensado. Ele foi o terceiro a comandar a estatal no governo de Jair Bolsonaro, depois de Roberto Castello Branco e Joaquim Silva e Luna.

Para o comando da petroleira, o governo decidiu indicar agora Caio Mário Paes de Andrade, auxiliar do ministro Paulo Guedes no Ministério da Economia, onde era secretário de Desburocratização.

“Embora ele seja alinhado ao Guedes e ao liberalismo, pode haver mudança. Tendo que escolher, Paulo Guedes é mais bolsonarista do que liberal, por isso mesmo, poderia também aventar algum tipo de alteração na política de preços. Tudo isso cria algum desconforto e as ações podem cair com algum vigor”, ressalta Felipe.

Segundo ele, o petróleo é uma commodity e faz sentido que acompanhe as cotações internacionais. Contudo, o que se comenta no mercado é que poderá entrar em vigor um modelo diferente, com atualizações a cada 100 dias no preços dos combustíveis pela Petrobras.

Esse é um ponto a se monitorar de perto, pois poderá afetar…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

…Clique aqui para ler a matéria completa.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!