Petrobras (PETR4) marca retomada no continente africano com aquisição em 3 blocos exploratórios
A Petrobras (PETR3;PETR4) adquiriu participações em três blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe, país da costa oeste da África, após o conselho de administração autorizar a atuação da companhia, mostra comunicado divulgado nesta quarta-feira (27) ao mercado.
A aquisição das participações ocorreu por meio de processo competitivo conduzido pela Shell e marcará a retomada da estatal brasileira na atuação exploratória no continente africano.
- O varejo terá salvação em 2024? Com Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3) derretendo em 2023, analista responde se é possível ‘voltar a sonhar’ com o setor e onde investir no próximo ano, clique e saiba mais:
A Petrobras adquiriu 45% de participação nos blocos 10 e 13 e 25% de participação no bloco 11, passando os consórcios a terem a seguinte composição:
- Bloco 10: Shell, operadora (40%), Petrobras (45%) e ANP-STP (15%)
- Bloco 11: Shell, operadora (40%), Petrobras (25%), Galp (20%) e ANP-STP (15%)
- Bloco 13: Shell, operadora (40%), Petrobras (45%) e ANP-STP (15%)
De acordo com a Petrobras, a transação está inserida no escopo do Memorando de Entendimentos assinado em março pelos CEOs de Petrobras e Shell, Jean Paul Prates e Wael Sawan, respectivamente. O memorando tem como um dos objetivos a identificação de oportunidades de negócio entre as empresas no segmento de upstream.
A Petrobras afirmou que a aquisição “está alinhada à estratégia de longo prazo da Companhia, visando a recomposição das reservas de petróleo e gás, por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria”.
A Petrobras salientou que a aquisição dos blocos em São Tomé e Príncipe observou todos os trâmites internos e de
governança da companhia e, portanto, estão em linha com o seu Plano Estratégico 2024-2028+ (PE 2024-
28+).
A aquisição está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores locais.