Petrobras (PETR4): Indicado pelo governo, José Mauro Coelho é eleito presidente da estatal
O Comitê de Elegibilidade (Celeg) da Petrobras (PETR3; PETR4) elegeu nesta quinta-feira (14) José Mauro Ferreira Coelho como o novo presidente da estatal.
Na noite anterior, quando foi confirmado como integrante do Conselho de Administração da companhia, o executivo já havia sido considerado ‘elegível’ pra o cargo.
Após Adriano Pires desistir oficialmente de presidir a Petrobras, Coelho foi indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para assumir a função.
José Mauro Coelho é presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) e foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia até outubro do ano passado.
Troca de CEOs
Nos últimos dias de março, Bolsonaro tirou o general Joaquim Silva e Luna do comando da Petrobras. Antes do anúncio oficial, a demissão de Silva e Luna já era alvo de especulações, visto que o reajuste nos preços dos combustíveis levou a uma onda de insatisfação popular e, especialmente, por parte do governo.
Com a saída do general, o nome mais cotado para assumir a presidência da estatal era Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, que desistiu do cargo antes mesmo de assumir.
De acordo com o blog da Ana Flor, Pires enviou uma carta para o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, dizendo que não poderia conciliar o cargo com as atividades de consultoria, as quais já desempenha há tempos.
Com a indicação e eleição de José Mauro Coelho, a Petrobras chega ao seu 40º CEO em 68 anos de empresa, segundo relatório do UBS BB.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!