Empresas

Petrobras (PETR4): Itaú BBA espera reação positiva do mercado com José Mauro Ferreira Coelho na presidência da estatal

14 abr 2022, 10:21 - atualizado em 14 abr 2022, 10:21
Petrobras (PETR4) Adriano Pires
Petrobras deve apontar novo CEO nesta tarde (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Itaú BBA afirmou, em relatório, que espera uma reação positiva do mercado caso José Mauro Ferreira Coelho assuma a presidência da estatal.

Na noite de quarta-feira (13), Coelho foi apontado para o Conselho de Administração da Petrobras (PETR4), e deve ser anunciado como CEO nesta quinta-feira (14).

“Esperamos uma reação positiva do mercado a esse importante marco no retorno da Petrobras ao seu dia a dia após semanas de turbulência, além de trazer mais equilíbrio à composição do conselho e fortalecer a governança da companhia”, dizem os analistas do Itaú BBA.

Além disso, o Itaú BBA afirma que “em meio à ainda alta volatilidade dos preços do petróleo e à crescente concorrência internacional por produtos refinados devido a restrições às exportações russas, o aumento das margens internacionais do diesel provavelmente elevará os preços de paridade de importação”.

“Com base nos preços de ontem, ainda vemos uma diferença de preço relevante para o diesel, e um ajuste para baixo dos preços internos pode levar à redução das importações e aumento do risco de desabastecimento”, dizem os analistas.

Para a corretora, outro ponto positivo da reunião de quarta-feira foi a redução no turnover dos membros do board. Segundo o Itaú BBA, “o Conselho de Administração da Petrobras tem uma taxa média de rotatividade de 54%, o que significa que seis dos 11 conselheiros são substituídos a cada processo eleitoral”.

Na quarta, apenas quatro membros foram substituídos, o que implica uma rotatividade de 36%.

O Itaú BBA também afirma que a Petrobras abriu mais uma vaga para acionistas minoritários.

“Seis dos oito candidatos indicados pelo governo foram eleitos e os acionistas minoritários elegeram quatro representantes: Francisco Petros como representante dos acionistas ordinários, Marcelo Mesquita como representante dos acionistas preferenciais e José Abdalla Filho e Marcelo Gasparino pelo processo de voto múltiplo”, diz o relatório.

 

Leia mais sobre: