Empresas

Petrobras (PETR4): Indicado pelo governo, Renato Galuppo ganha assento em conselho de administração

26 jan 2024, 13:37 - atualizado em 26 jan 2024, 13:37
petrobras-petr3-petr4
Petrobras elege novo conselheiro indicado pelo MME (Imagem: Agência Petrobras)

A Petrobras (PETR3;PETR4) informou nesta sexta-feira (26) que Renato Galuppo foi nomeado como um dos conselheiros de administração da companhia.

Em nota à imprensa, a petroleira estatal disse que o processo de análise e eleição foi submetido aos procedimentos de governança aplicáveis, e não foram constatados quaisquer impedimentos para assunção de cargo de administração na empresa.

No início da semana, a Petrobras informou o mercado a renúncia de Efrain Cruz ao cargo no conselho de administração e como membro do Comitê de Investimentos, após ser exonerado da secretaria-executiva do Ministério de Minas e Energia (MME).

A pasta acabou indicando Galuppo para o cargo. Fontes ouvidas pelo jornal Valor Econômico já haviam sinalizado que o conselho iria se reunir nesta sexta para avaliar o nome de Renato Galuppo.

  • Mais uma bolada bilionária da Vivo (VIVT3): Entenda como redução de capital de R$ 1,5 bilhão pode ir parar no bolso dos acionistas da empresa, e se vale a pena ter as ações para receber uma fatia; É só assistir ao Giro do Mercado abaixo:

Galuppo já é membro do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do conselho de administração da Petrobras e teve seu relatório de integridade recentemente emitido e analisado pelo Comitê de Pessoas, “sem qualquer impedimento para assunção de cargo de administração na companhia”, de acordo com a Petrobras.

Galuppo é advogado, exerce a advocacia perante o TJMG, TRE/MG, Supremo Tribunal Federal e Tribunais Superiores desde fevereiro de 2003, com larga experiência em contencioso e consultivo em matéria eleitoral, criminal, constitucional e cível.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2022, Galuppo é especialista em Direito Penal e Processo Penal Aplicados pelo Centro Universitário UNA (2020) e pós-graduado em Direito Penal Econômico pelo Instituto de Direito Penal e Econômico Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/IBCCRIM (2021).

Foi assessor jurídico na Câmara dos Deputados de março de 2007 a junho de 2014 e de outubro de 2014 a dezembro de 2021. É conselheiro de Administração da Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) desde julho de 2023, membro externo do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (CSMS) da Petrobras desde junho de 2023 e membro da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político) e do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) e do ICP (Instituto de Ciências Penais).