Petrobras (PETR4): Gleisi Hoffmann, presidente do PT, crítica dividendos; ‘Só enriquece acionistas’
A presidente do PT e deputada pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, criticou o eventual pagamento de dividendos da Petrobras (PETR3;PETR4).
Parte do mercado espera que a companhia anuncie novo pagamento junto com a divulgação dos resultados do terceiro trimestre, marcada para ocorrer nesta quinta-feira, após fechamento do mercado.
“Passada a eleição volta a sangria na Petrobras. Estão preparando a distribuição de $ 50 bilhões em dividendos. Não concordamos com essa política que retira da empresa sua capacidade de investimento e só enriquece acionistas. A Petrobras tem de servir ao povo brasileiro”, escreveu em seu Twitter.
Veja:
Passada a eleição volta a sangria na Petrobras. Estão preparando a distribuição de $ 50 bilhões em dividendos. Não concordamos com essa política que retira da empresa sua capacidade de investimento e só enriquece acionistas. A Petrobras tem de servir ao povo brasileiro
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 3, 2022
Adriano Pires, sócio fundador do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) e um dos maiores especialistas em energia do Brasil, criticou a fala.
“Achamos inteiramente legítima a reinvindicação e a proposta da Deputada Gleise. Só tem um detalhe importante: a Deputada tem que defender a transformação da Petrobras em uma empresa 100% estatal, já que hoje é uma empresa de economia mista. Feita a compra de todas as ações dos minoritários, nada contra usar a empresa como instrumento de política econômica e social”, colocou em sua conta no LinkedIn.
Sindicados entram na justiça contra dividendos da Petrobras
A Federarão Única dos Petroleiros (FUP) e a Anapetro – a associação que representa os petroleiros acionistas minoritários da Petrobras– disseram nesta quinta-feira (3) que entrarão com ação judicial contra a gestão da empresa e seus conselheiros, caso a companhia aprove o pagamento de dividendos hoje.
As duas entidades dizem que apresentarão representação preventiva junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público de Contas, além de denúncia à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Procuradoria Geral da República (PGR). Os conselheiros também serão notificados.
Para o Goldman Sachs, a estatal deverá divulgar dividendos com os números. O banco espera que a empresa pague US$ 12 bilhões.
O número está acima de outras casas, como BTG e Credit Suisse. O BTG diz que, mesmo com a queda do petróleo Brent, que caiu cerca de 12% entre julho e setembro, a empresa vai gerar um bom caixa.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!