Petrobras (PETR4): Gasolina pode subir de novo antes do que se pensa. Veja por quê
O Banco Modal pode ter encontrado a resposta para uma das maiores perguntas de todos os brasileiros ultimamente: afinal, quando a Petrobras (PETR4) promoverá o próximo reajuste dos preços dos combustíveis?
Com o dólar voltando a disparar, pressionado pela perspectiva de que o Federal Reserve acelere o ritmo da alta de juros nos Estados Unidos para conter a inflação, e a já conhecida política de paridade com os preços internacionais adotada pela Petrobras desde o governo Temer, cresce a preocupação de que, em breve, as bombas dos postos de combustíveis exibirão novos – e mais salgados – valores.
Segundo o Banco Modal, o gatilho para os reajustes da Petrobras é a defasagem de um tipo específico de gasolina – a de octanagem 87. “As datas de reajustes pela Petrobras (trigger) são aderentes ao comportamento da defasagem da gasolina de octanagem 87”, afirma a instituição, em relatório distribuído aos clientes nesta terça-feira (26).
O banco acrescenta que sempre que essa defasagem supera os 10,04%, em média, a Petrobras promove um reajuste de preços. Esse padrão, segundo o Modal, se repete, pelo menos, desde abril do ano passado.
Após a estatal aplicar uma alta de 25% no preço da gasolina e de 19% no diesel no começo de março, o que acarretou a queda de seu então presidente, Joaquim de Silva e Luna, a diferença em relação ao preço internacional recuou de 45% para 4%, considerado, na prática, uma situação de paridade.
Defasagem do preço da gasolina volta a subir
A distância chegou a quase zerar na semana passada, quando a defasagem da gasolina de octanagem 87 era de 0,4%, o equivalente a 1 centavo por litro. A diferença, contudo, abriu esta semana com um salto para 4,6%, ou 18 centavos por litro.
“Estes movimentos podem ser explicados principalmente pela depreciação cambial de 4,0% observada no período”, afirma o Modal. “Enquanto isso, os preços internacionais dos combustíveis mostraram variação baixa, a exemplo dos 0,18% na gasolina 87 e -0,23% no diesel.”
Se a alta do dólar é o principal responsável pela disparada da defasagem nos últimos dias, uma olhada para o comportamento recente do câmbio não anima. Nesta terça-feira (26), por exemplo, a moeda americana voltou ao patamar de R$ 5, em mais uma sessão de fortes ganhos que exigiram nova intervenção do Banco Central, o que ajudou a aplacar a alta e levar a moeda a R$ 4,9899 no fechamento.
Ainda assim, o dólar à vista saltou 2,32% e terminou no maior valor desde 18 de março (R$ 5,017), última vez que encerrou acima de R$ 5.
Na cotação máxima, foi a R$ 5,0003, valorização intradiária de 2,53%. Na mínima, ficou praticamente estável, com variação positiva de 0,05%, a R$ 4,8794.
Com Reuters.
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