Petrobras (PETR4) fecha contrato para construção de sistema de monitoramento sísmico do campo de Mero
A Petrobras (PETR3;PETR4) fechou um contrato com o consórcio formado pela Alcatel Submarine Networks e Maersk para a construção e instalação do Sistema de Monitoramento Sísmico Permanente (SMSP) do campo de Mero, na Bacia de Santos, informou a companhia nesta terça-feira (14), em comunicado enviado ao mercado.
O contrato contempla a instalação de 400 quilômetros de fibras ópticas que serão distribuídas em uma área de aproximadamente 200 quilômetros quadrados no leito oceânico.
As fibras ópticas serão conectadas ao FPSO Sepetiba que, em conexão com os escritórios da Petrobras, permitirá o acesso remoto e instantâneo aos dados gerados pelo sistema de monitoramento.
O sistema de monitoramento tem características inéditas no Brasil, destacou a companhia no documento. Os registros sísmicos obtidos em diferentes datas permitem acompanhar o comportamento dos reservatórios ao longo do tempo.
“Os dados adquiridos com o SMSP possibilitarão aprofundar o conhecimento sobre a distribuição de fluidos no reservatório e proporcionar uma maior eficiência na produção do petróleo do campo de Mero”, comentou a Petrobras.
A instalação do sistema terá início em 2024.