Petrobras (PETR4): Estudos para retomada ao mercado de fertilizantes estão em fase final, diz estatal
A Petrobras (PETR4) informou nesta segunda-feira (14) que está em fase final de estudos para retomar a produção de fertilizantes na subsidiária Araucária Nitrogenados (Ansa), localizada no Paraná.
No início do mês, o presidente da empresa, Jean Paul Prates, antecipou que a Petrobras deverá terminar ainda em agosto o estudo de viabilidade econômica para a retomada da unidade.
Após a finalização dos estudos de viabilidade técnica e econômica, o projeto de retomada será submetido às aprovações da diretoria executiva e do conselho de administração da companhia, disse a estatal, em documento enviado ao mercado.
- Mercado Livre (MELI34) declara guerra aos concorrentes e chama atenção dos analistas: É hora de comprar as ações da gigante do e-commerce? Veja quais são as oportunidades no Giro do Mercado desta segunda-feira (14), é só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
A Ansa está desativada desde 2020. Após investimentos e adequações que atendam as normas regulatórias, a planta poderá voltar a operar no primeiro semestre de 2024. Se reativada, a Petrobras voltará a ser um player dentro do mercado de fertilizantes.
A Ansa tem capacidade de processar cerca de 1,9 mil toneladas por dia de ureia e 1,3 mil toneladas por dia de amônia, usadas principalmente na produção de fertilizantes agrícolas.
A matéria-prima usada na unidade é o resíduo asfáltico, que pode ser obtido na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), também localizada na cidade de Araucária, Paraná.