Petrobras (PETR4): ‘Estamos fazendo dinheiro depois de abrasileirar os preços’, diz CEO; ações sobem mais de 1%
A presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, afirmou no domingo (29), em entrevista à Band News, que a empresa segue gerando lucro após “abrasileirar” os preços dos combustíveis. Ela destacou que o diesel já está há uma ano e meio sem reajuste, enquanto o o preço da gasolina também não sofre mudanças há meses.
“Estamos fazendo dinheiro depois de abrasileirar os preços”, disse. A CEO a petrolífera estima em cerca de 30% a diferença do preço dos combustíveis na comparação com dezembro de 2022.
- LEIA AQUI: Fique por dentro dos melhores conteúdos do Money Times sem pagar nada por isso; saiba como
A executiva descartou a volta para o setor de distribuição de combustíveis no curto prazo, e que no momento a Petrobras vem estudando a venda direta para grandes consumidores, como já está fazendo com a Vale (VALE3).
Durante a entrevista, a CEO falou ainda sobre sua relação com o governo, apontando como “muito boa” a relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apontando que ele, como representante da União no controle da empresa, “quer saber tudo o que se passa na companhia e torce por nós”.
Magda elogiou ainda o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira — que protagonizou conflitos com Jean Paul Prates, CEO da Petrobras antes de Chambriard.
“Eu tenho uma relação direta com o governo, não ter seria um absurdo. Então eu busco alinhamento com o acionista majoritário, que é o governo, e com o acionista minoritário, que são meus acionistas privados, e tenho que conversar com os dois, por óbvio”, disse.
“Estamos conseguindo conciliar o interesse da sociedade brasileira com o interesse dos nossos investidores, não tem ninguém reclamando”, disse a executiva, ressaltando que a Petrobras tem “empilhado prêmios de governança”.
PETR3 e PETR4 sobem após declarações
No pregão desta segunda-feira (30), o último de 2024, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) sobem mais de 1%, com as falas da CEO sendo bem-recebidas pelo mercado. Por volta de 11h05 (horário de Brasília), operavam da seguinte forma:
- Petrobras ON (PETR3): +0,90%, a R$ 39,19
- Petrobras PN (PETR4): +1,12%, a R$ 36,06
Potencial do gás natural
Magda Chambriard falou também sobre o gás natural no Brasil. Segundo ela, existe, mas deve levar algum tempo para que todo o gás produzido na região do pré-sal seja transportado até a costa. Desta maneira, as parcerias com países vizinhos são um caminho para o aumento da oferta do insuno e assim reduzir o preço no mercado brasileiro.
“Os campos do pré-sal no futuro serão de gás natural”, disse, pontuando que restarão reservas de gás após o esgotamento do petróleo.
Para 2025, a executiva aponta que será possível importar gás da Argentina, revertendo o Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). Ainda, se a produção da Petrobras na Colômbia for bem sucedida, poderá ocasionalmente vir para o Brasil.
“Temos duas descobertas relevantes de gás [na Colômbia], e só com o que existe hoje, é possível atender o mercado local. Mas se as expectativas forem mais otimistas, esse gás pode chegar ao Brasil”, disse.
*Com Estadão Conteúdo