Petrobras (PETR4) e Shell fecham parceria para exploração e produção de óleo e gás
A Petrobras (PETR4) e a Shell assinaram um contrato de colaboração para identificar potenciais oportunidades de negócio na exploração e produção de óleo e gás (upstream). A parceria também busca compartilhar experiências e as melhores práticas em redução de emissões de carbono e iniciativas socioambientais.
O memorando de entendimento foi assinado pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e pelo CEO da Shell, Wael Sawan, nesta quinta-feira (9), durante a CERAWeek, em Houston, nos Estados Unidos.
O contrato não vinculante terá a duração de cinco anos, sendo que o acordo foca em potenciais oportunidades de exploração dentro e fora do pré-sal, incluindo a margem equatorial.
A Petrobras também informou que a parceria contempla esforços de transição energética, com ênfase em renováveis e captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS).
Na frente ambiental, Petrobras e Shell pretendem estabelecer projetos para preservar e restaurar a biodiversidade, com o objetivo de emitir créditos para compensar as emissões de carbono.
Petrobras busca entendimento com maiores players, diz Jean Paul Prates
“Contar com parceiros como a Shell é fundamental para os planos futuros da Petrobras, pois as parcerias conferem solidez e robustez aos projetos conjuntos em áreas que a empresa está buscando diversificação rentável, como renováveis e hidrogênio. Vamos buscar entendimento com os maiores players para seguir nessa jornada da Petrobras por uma transição energética justa”, destacou Prates.
“Neste momento, em que a Shell comemora nosso aniversário de 110 anos de trabalho no Brasil, este empolgante acordo reforça tanto a importância do país em nosso portfólio global quanto nossa forte parceria com a Petrobras”, disse Sawan.
Para acompanhar o progresso dos estudos e discussões, serão formados comitês de representantes de ambas as empresas. Somente depois da conclusão das análises técnicas por grupo multidisciplinar, os projetos frutos do acordo terão estimativas oficiais de custo e retorno.