Petrobras (PETR4) e estatal chinesa se juntam para explorar energia renovável e hidrogênio verde
A Petrobras (PETR4) irá criar um grupo de trabalho ao lado da China Energy International para analisar oportunidades de negócios em conjunto.
A proposta das empresas é desenvolver oportunidades de negócios em parceria para o segundo semestre de 2023.
Conforme comunicado divulgado pela petroleira nesta quinta-feira (4), a iniciativa será focada nos segmentos de geração de energia renovável e produção de hidrogênio verde.
Em reunião entre as duas empresas, em Brasília, o presidente da estatal chinesa, Lyu Zexiang, disse que o governo do país tem provisionado um aporte de US$ 100 bilhões para a China Energy International investir nos principais mercados mundiais, entre os anos de 2021 e 2025.
O executivo disse ainda que, do orçamento total da empresa, ficou estabelecido que U$ 20 bilhões serão destinados a investimentos da companhia fora da China. Desse montante, uma boa parte poderá ser destinada ao Brasil.
Petrobras e grupo de trabalho: Como vai ser?
Maurício Tolmasquim, diretor de transição energética e sustentabilidade da Petrobras, é quem irá organizar o grupo de trabalho. A composição do projeto será definida nas próximas semanas pelas empresas, que deverão enviar os nomes de seus indicados.
No caso da Petrobras, o gerente executivo de relacionamento institucional, João Paulo Madruga, ficará responsável por indicar os nomes da companhia.
-
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Para a petroleira, a criação do grupo de trabalho reforça a diretriz da nova gestão da companhia, que visa ampliar os investimentos no segmento de energias renováveis, buscando uma transição energética justa.
A estatal chinesa tem buscado trabalhar com armazenamento de energia, a partir de fonte hidráulica, ar e hidrogênio. A empresa mantém projetos e estudos com o hidrogênio e amônia verdes, além de operarar também na área de saneamento básico e dessalinização em alguns países.